A necessidade de proteção das minorias decorrente da desigualdade social no Brasil

  • Camila Rabelo de Matos Silva Arruda Universidade Veiga de Almeida - UVA

Resumo

A pesquisa trata da necessidade da proteção do Estado para assegurar a dignidade dos grupos vulneráveis. As minorias não são numericamente inferiores, mas representam grupos que precisam de uma especial proteção estatal. A proteção aos Direitos Humanos traz uma visão de que é necessário proteger a dignidade da pessoa humana, dando a todos um tratamento para efetivar a cidadania. A presente pesquisa busca responder a seguinte pergunta: De que forma a proteção constitucional dos direitos das minorias efetiva o Estado democrático de direito? As discussões sobre a temática  permeiam a sociedade em busca de uma sociedade justa e igualitária.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre e Doutora do PPGD/UVA. Professora da Universidade Veiga de Almeida. Especialista em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas. Graduação em Direito. Membro do Grupo de Pesquisa reconhecido pela Universidade Veiga de Almeida no CNPq: Efetivação dos Direitos Fundamentais em suas diversas dimensões e do CONPEDI.

Publicado
2021-07-05
Como Citar
ARRUDA, Camila Rabelo de Matos Silva. A necessidade de proteção das minorias decorrente da desigualdade social no Brasil. Revista Interdisciplinar do Direito - Faculdade de Direito de Valença, [S.l.], v. 19, n. 1, p. 56-70, jul. 2021. ISSN 2447-4290. Disponível em: <http://revistas.faa.edu.br/index.php/FDV/article/view/1083>. Acesso em: 06 dez. 2021. doi: https://doi.org/10.24859/RID.2021v19n1.1083.
Seção
Artigos