Entre direitos sociais e jabuticabas: as centrais sindicais no mundo e no Brasil

Autores

  • Leonardo Rabelo de Matos Silva
  • Ana Flávia Costa Eccard

Palavras-chave:

Direitos sociais, centrais sindicais, teoria da jabuticaba

Resumo

DOI: 10.24859/fdv.2017.1002

O artigo busca analisar a existência das centrais sindicais no mundo e no Brasil, utilizando o direito comparado como método. O título decorre da chamada “Teoria da jabuticaba”, tratada na ciência política, na qual as coisas que apenas têm sucesso no Brasil, ou parecem ter, são como a fruta, que não existiria em qualquer outro lugar do mundo. Os países escolhidos para a amostragem foram Alemanha, Áustria, Espanha, Itália, França e Portugal. O motivo é constarem como casos de sucesso no continente europeu, que é o mais progressista entre os demais. A comparação com a estrutura brasileira, que se apresenta contrária ao próprio texto constitucional (Art. 8o, II) é objeto desta pesquisa e de sua conclusão: a confirmação da Teoria da jabuticaba. Se algo só dá certo no Brasil e não é jabuticaba, necessita ser investigado e entendido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Rabelo de Matos Silva

Doutor em Direito Econômico (UGF); Professor permanente e Coordenador do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu da Universidade Veiga de Almeida – PPGD/UVA.

Ana Flávia Costa Eccard

Doutoranda em Direito pelo PPGD/UVA. Membro do grupo de pesquisa “As relações de trabalho e as garantias individuais e coletivas sob os efeitos da globalização”.

Downloads

Publicado

2018-01-23

Como Citar

de Matos Silva, L. R., & Eccard, A. F. C. (2018). Entre direitos sociais e jabuticabas: as centrais sindicais no mundo e no Brasil. Revista Interdisciplinar Do Direito - Faculdade De Direito De Valença, 14(1), 29–44. Recuperado de https://revistas.faa.edu.br/FDV/article/view/247

Edição

Seção

Artigos