A bioética odontológica contemporânea - Ampliando concepções deontológicas

Autores

  • Antônio Sérgio Netto Valladão
  • Laís Krejci Graciosa
  • Monique Ferreira e Silva
  • Patricia Valeria Bastos Faria Pecoraro

Palavras-chave:

Bioética, Odontologia, Deontologia, Ética odontológica

Resumo

A bioética, desde o seu surgimento, foi reforçada com o intuito de regular a atuação da pesquisa em seres humanos e, evoluindo ao longo dos anos, vem enveredando por conceitos e áreas cada vez mais amplas. A ciência, em geral, mostra-se associada a aspectos culturais, políticos e econômicos. Na ciência odontológica contemporânea não é diferente. Como resultado, problemas éticos podem surgir tanto na graduação, como na pós-graduação e na clínica
odontológica. Visivelmente, tais problemas não são indissociáveis, mas podem se entrelaçar e se sobrepor, mostrando a importância da difusão da bioética para a comunidade e a universidade. Os autores mostram uma compilação de informações referentes à bioética e sugerem que ela amplia e revalida concepções deontológicas, favorecendo o exercício mais humano das diversas formas do saber odontológico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Sérgio Netto Valladão

Mestre em Ciências Morfológicas – ICB – UFRJ; Especialista em Prótese Dentária – FOB – USP; Pós-graduado em Implantodontia – ABO/RJ; Graduado pela Faculdade de Odontologia de Valença – CESVA/FAA; Professor das disciplinas de Odontogeriatria e Biologia Celular – FOV/CESVA/FAA; Professor responsável pelos projetos de extensão universitária – FOV/CESVA/FAA.

Laís Krejci Graciosa

Graduada pela Faculdade de Odontologia de Valença/CESVA/FAA; Especialista em Radiologia – USP/São Paulo; Especialista em Ortodontia – FOV/CESVA/ FAA; Mestranda em Radiologia – São Leopoldo Mandic/Campinas; Professora de Imaginologia Odontológica – FOV/CESVA/FAA; Professora responsável pelos projetos de extensão universitária – FOV/CESVA/FAA.

Monique Ferreira e Silva

Mestranda em Epidemiologia – IMS/UERJ; Especialista em Odontopediatria – UNIGRANRIO; Graduada pela Faculdade de Odontologia de Valença – CESVA/ FAA; Professora das disciplinas de Odontopediatria, Clínica Integrada da Criança e do Adolescente, Clínica Integrada de Pacientes em Necessidades Especiais e Dentística I – FOV/CESVA/FAA; Professora responsável pela extensão universitária no Ambulatório de Odontopediatria – FOV/CESVA/FAA.

Patricia Valeria Bastos Faria Pecoraro

Graduada pela Faculdade de Odontologia de Valença/CESVA/FAA; Especialista em Odontopediatria – São Leopoldo Mandic/Campinas; Especialista em Pacientes em Necessidades Especiais/CFO; Pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior/ CESVA/FAA; Mestre em Odontologia – UNITAU/São Paulo; Professora de Clínica Integrada da Criança e do Adolescente, Dentística, Clínica Integrada de Pacientes em Necessidades Especiais e Materiais Dentários – FOV/CESVA/FAA; Diretora da Faculdade de Odontologia de Valença/CESVA/FAA.

Downloads

Publicado

2011-12-15

Como Citar

Valladão, A. S. N., Graciosa, L. K., e Silva, M. F., & Pecoraro, P. V. B. F. (2011). A bioética odontológica contemporânea - Ampliando concepções deontológicas. Revista Interdisciplinar Do Direito - Faculdade De Direito De Valença, 8(01), 255–270. Recuperado de https://revistas.faa.edu.br/FDV/article/view/343

Edição

Seção

Artigos