Discussão entre desenvolvimento econômico e a sustentabilidade no Brasil: projeto fábrica da JAC Motors

  • Claudia Ribeiro Pereira Nunes
  • Camila Barreto Pinto Silva

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar, no contexto da existência de uma correlação entre o “desenvolvimento econômico” e a “sustentabilidade”. É o estudo de caso das complicações na instalação da fábrica do JAC Motors na Bahia e como investimento direto estrangeiro no Brasil se faz por oportunidade. Justifica-se este trabalho porque, mesmo em meio a um momento de não crescimento brasileiro, percebe-se a participação das transnacionais na economia global em números consideráveis e a necessidade de
edificar uma proposta de interação dos constructos desenvolvimento socioeconômico, que atendam à realidade brasileira no século XXI, diante da volatilidade do capital estrangeiro.
O resultado esperado é o de conseguir qualificar se a operação foi ou não sustentável e quais foram os efeitos positivos e negativos para o Estado da Bahia. As abordagens metodológicas são: (i) apresentação de estudo de caso; (ii) revisão de literatura integrada; e (iii) análise de dados secundários.

Biografia do Autor

Claudia Ribeiro Pereira Nunes

Doutorado (2008) e Mestrado (2002) em Direito, ambos pela UGF e Graduação em Direito (1991) pela UERJ. Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito e Professora Permanente do PPGD/UVA da Universidade Veiga de Almeida.

Camila Barreto Pinto Silva

Doutora em Filosofia do Direito, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011). Bolsista PNPD Capes (2014) pela Universidade Nove de Julho – UNINOVE. Professora do Programa de Mestrado da Universidade Metropolitana de Santos.

Publicado
2018-06-20
Como Citar
PEREIRA NUNES, Claudia Ribeiro; PINTO SILVA, Camila Barreto. Discussão entre desenvolvimento econômico e a sustentabilidade no Brasil: projeto fábrica da JAC Motors. Revista Interdisciplinar de Direito, [S.l.], v. 16, n. 1, p. 91-103, jun. 2018. ISSN 2447-4290. Disponível em: <http://revistas.faa.edu.br/index.php/FDV/article/view/484>. Acesso em: 14 nov. 2018.
Seção
Artigos