O futuro do Direito e do ensino jurídico diante das novas tecnologias

  • Edna Raquel Hogemann

Resumo

Nesse ano de 2018, em que se comemora os 50 anos da Faculdade de Direito de Valença – RJ, o presente ensaio se propõe a promover uma breve reflexão sobre o futuro do ensino jurídico e das profissões jurídicas, mormente tendo em conta os progressos, dantes inimagináveis, alcançados pela tecnologia e que já estão a afetar a seara tanto das faculdades de direito, envolvendo docentes e discentes quanto das profissões legais. Para tal, utiliza-se uma metodologia descritiva e comparativa, a partir da análise do estado da arte da denominada “tecnologia disruptiva” e seus desdobramentos no campo jurídico, bem como os trabalhos de Vermeulem e McEntee sobre os reflexos sobre o sistema educacional jurídico norte-americano.

##submission.authorBiography##

Edna Raquel Hogemann

Pós-doutora em Direito-UNESA/RJ, Doutora em Direito – UGF/RJ, coordenadora da Escola de Ciências Jurídicas da UNIRO/RJ, professora permanente do Programa de Mestrado e Doutora em Direito da UNESA/RJ, membro da ABEDI e da LAW&SOCIETY/EUA.

Publicado
2018-06-20
Como Citar
HOGEMANN, Edna Raquel. O futuro do Direito e do ensino jurídico diante das novas tecnologias. Revista Interdisciplinar de Direito, [S.l.], v. 16, n. 1, p. 105-115, jun. 2018. ISSN 2447-4290. Disponível em: <http://revistas.faa.edu.br/index.php/FDV/article/view/487>. Acesso em: 15 nov. 2018.
Seção
Artigos