Pequeno ensaio sobre como o Direito ensina errado a história ou algumas dicas para quem faz um trabalho acadêmico

  • Gustavo Silveira Siqueira

Resumo

Este trabalho discute o uso da ideia de História pelos livros de História do Direito e pelos Manuais de Direito. O objetivo do ensaio é problematizar o uso (ou o não uso) de fontes de pesquisa na elaboração destes tipos de trabalho. Conclui que a ausência de referências às fontes históricas acaba tornando falho o estudo da História do Direito, da Filosofia do Direito e do Direito Comparado. Discute, também baseando-se na experiência do docente, o uso exclusivo das leis como fontes para as pesquisas histórico-jurídicas e a importância de desenvolvimento de protocolos acadêmicos na elaboração dos trabalhos científicos no campo jurídico.

##submission.authorBiography##

Gustavo Silveira Siqueira

Professor de História do Direito na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e na Universidade Estácio de Sá (UNESA.) Bolsista de Produtividade do CNPq e Pesquisador da FAPERJ. Coordenador do Laboratório Interdisciplinar de História do Direito da UERJ http://lihduerj.com

Publicado
2018-06-20
Como Citar
SIQUEIRA, Gustavo Silveira. Pequeno ensaio sobre como o Direito ensina errado a história ou algumas dicas para quem faz um trabalho acadêmico. Revista Interdisciplinar de Direito, [S.l.], v. 16, n. 1, p. 163-171, jun. 2018. ISSN 2447-4290. Disponível em: <http://revistas.faa.edu.br/index.php/FDV/article/view/491>. Acesso em: 15 nov. 2018.
Seção
Artigos