Eficiência jurídica e econômica do estado: uma perspectiva sistêmica social

Autores

  • Marcio Caldas de Oliveira
  • José Maria Machado Gomes

Palavras-chave:

Efi ciência, Direito e economia, Teoria dos Sistemas, Pragmatismo

Resumo

O presente trabalho tem como propósito discutir o conceito de efi ciência jurídica e econômica do Estado, analisando o Direito e a Economia a partir de dois parâmetros: Uma avaliação sistêmica, diante da Teoria dos Sistemas Sociais de Niklas Luhmann e os efeitos concretos das políticas públicas sobre o meio social em uma leitura da Escola Pragmática Americana. Os sistemas, jurídico e econômico se acoplam estruturalmente ao meio social criando um intercâmbio indireto entre as ciências, jurídica e econômica, estimulando e recebendo estímulos do meio. A efi ciência das políticas públicas do Estado será atingida quando for validada pelos estímulos de cada sistema ao meio, diante de suas consequências positivas sobre o mesmo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio Caldas de Oliveira

Advogado Tributarista; Mestre em Direito pela UGF; LLM em Direito Corporativo pelo IBMEC-RJ; especialista em Direito Público pela ESA/RJ. Professor e Coordenador Técnico dos Programas Executivos de Pós-graduação do IBMEC-RJ.

José Maria Machado Gomes

Economista com Pós-doutorado em Administração Pública pela EBAPE-FGV/RJ e Doutorado em Direito Econômico pela UGF; professor do Programa Strictu Sensu em Direito da Universidade Gama Filho (UGF). Professor e Coordenador Acadêmico dos Programas Executivos da Pós-graduação do IBMEC-RJ.

Downloads

Publicado

2012-12-31

Como Citar

de Oliveira, M. C., & Gomes, J. M. M. (2012). Eficiência jurídica e econômica do estado: uma perspectiva sistêmica social. Revista Interdisciplinar Do Direito - Faculdade De Direito De Valença, 9(1), 197–206. Recuperado de https://revistas.faa.edu.br/FDV/article/view/513

Edição

Seção

Artigos