O Impacto Eleitoral Resultante da Manipulação das Fake News no Universo das Redes Sociais: a Construção da Desinformação

  • Vânia Siciliano Aieta

Resumo

Mentiras sempre existiram no universo da Política, mas o fenômeno mundialmente conhecido como fake news, representa um óbice mais espinhoso para a Democracia nas Sociedades Algorítmicas. No presente trabalho pretendemos analisar o fenômeno da desinformação em um campo mais amplo de danos praticados nas redes sociais, tendo em vista a colisão inevitável entre as regulações impostas e a liberdade de expressão. Sintetizando-se o cenário regulatório e a complexidade em regular setores disruptivos com incertezas científicas, se objetiva uma contribuição para o debate regulatório, expondo algumas premissas interdisciplinares necessárias para pensarmos a regulação da liberdade de expressão nas redes sociais, especialmente no Brasil.

##submission.authorBiography##

Vânia Siciliano Aieta

Vânia Siciliano Aieta es Profesora del Programa de Posgrado en Derecho de la Facultade de Direito de la UERJ, Post-Doctor en Derecho Constitucional por la Universidad de Santiago de Compostela, España, y por la PUC-Rio, Brasil. Doctora en Derecho Constitucional por la PUC-SP, Máster en Teoría General del Estado y Derecho Constitucional por la PUC-Rio. Visiting Researcher en la Universidad de Santiago de Compostela, España, y Visiting Scholar en la Universitá Unitelma Sapienza, Roma, Italia.

Publicado
2020-07-13
Como Citar
AIETA, Vânia Siciliano. O Impacto Eleitoral Resultante da Manipulação das Fake News no Universo das Redes Sociais: a Construção da Desinformação. Revista Interdisciplinar de Direito, [S.l.], v. 18, n. 1, p. 213-233, jul. 2020. ISSN 2447-4290. Disponível em: <http://revistas.faa.edu.br/index.php/FDV/article/view/848>. Acesso em: 23 out. 2020.