ATRESIA ANAL ASSOCIADA À FÍSTULA RETO-VAGINAL EM BEZERRA: RELATO DE CASO

Autores

  • Karen de Lima Pereira
  • Jorge Henrique Sacramento Conceição
  • Saulo Andrade Caldas

Palavras-chave:

bovino, defeito congênito, patologias hereditárias

Resumo

As malformações ou defeitos congênitos são anormalidades estruturais ou funcionais presentes ao nascimento, que acometem os sistemas de forma parcial ou total, nas fases de desenvolvimento embrionário ou fetal de todas as espécies de animais. O objetivo deste trabalho foi relatar o caso de uma bezerra com um mês de idade apresentando atresia anal associada à fistula reto-vaginal que foi atendida no Hospital Veterinário Escola de Valença. O proprietário relatou que o animal não apresentava ânus, e que a mesma defecava e urinava pela vagina e tinha tenesmo frequente. O tratamento sugerido foi por meio cirúrgico e com quinze dias retirou-se os pontos e observado completo restabelecimento do animal. Através do estudo realizado, é possível concluir que este defeito congênito pode ser facilmente resolvido, cirurgicamente, sem maiores danos à vida do animal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karen de Lima Pereira

Discente da Faculdade de Medicina Veterinária de Valença, Centro de Ensino Superior de Valença,
Fundação Educacional Dom André Arcoverde.

Jorge Henrique Sacramento Conceição

Docente da Faculdade de Medicina Veterinária de valença, Centro de Ensino Superior de Valença, Fundação Educacional Dom André Arcoverde.

Saulo Andrade Caldas

Docente da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Departamento de Medicina e Cirurgia Veterinária‚ Instituto de Veterinária‚ Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2017-11-04

Como Citar

Pereira, K. de L., Conceição, J. H. S., & Caldas, S. A. (2017). ATRESIA ANAL ASSOCIADA À FÍSTULA RETO-VAGINAL EM BEZERRA: RELATO DE CASO. Revista Saber Digital, 7(01), 27–37. Recuperado de https://revistas.faa.edu.br/SaberDigital/article/view/400

Edição

Seção

Medicina Veterinária