BIOMETRIA FACIAL E DENTADURA COMPLETA – ATUALIDADE E PERSPECTIVAS

  • Antônio Sérgio Netto Valladão
  • Bruno Rezende Furtado
  • Monique Ferreira e Silva

Resumo

Ao longo da história das dentaduras completas, a literatura científica apresenta evoluções relacionadas às abordagens técnicas e estéticas. Os estudos relacionados a esses avanços contribuem para o conforto funcional e social do paciente, além de melhorar os passos clínicos realizados pelo dentista e os estágios laboratoriais realizados por técnicos em prótese dentária. A partir de revisão da literatura, este trabalho visa contribuir para a atualização das influências, possibilidades e perspectivas do uso da fotografia, biometria e escaneamento facial, durante a reabilitação de pacientes totalmente edentados, com dentaduras completas. Observou-se que várias tecnologias, já utilizadas em outras áreas, ainda não são aproveitadas com os intuitos mencionados neste trabalho. Desta forma, os autores verificaram possibilidades que poderão auxiliar na reabilitação de edentados totais, a partir do compartilhamento e adequação de tecnologias existentes, assim como do aperfeiçoamento técnico-científico dos cirurgiões-dentistas.

Biografia do Autor

Antônio Sérgio Netto Valladão

Doutorando em Clínicas Odontológicas (Prótese Dentária) - SLM; Professor do Curso de Odontologia/CESVA; Coordenador Extensão Universitária - FOV/CESVA

Bruno Rezende Furtado

Acadêmico FOV/CESVA

Monique Ferreira e Silva

Doutoranda em Clínicas Odontológicas (Odontopediatria) - SLM; Professora do Curso de Odontologia/CESVA; Professora do Curso de Medicina/CESVA.

Publicado
2018-06-20
Como Citar
VALLADÃO, Antônio Sérgio Netto; FURTADO, Bruno Rezende; E SILVA, Monique Ferreira. BIOMETRIA FACIAL E DENTADURA COMPLETA – ATUALIDADE E PERSPECTIVAS. Saber Digital, [S.l.], v. 11, n. 1, p. 109-124, jun. 2018. ISSN 1982-8373. Disponível em: <http://revistas.faa.edu.br/index.php/SaberDigital/article/view/486>. Acesso em: 15 nov. 2018.
Seção
Odontologia