MODELOS E ARTICULADORES VIRTUAIS

  • Antônio Sérgio Netto Valladão
  • Bruna de Lima Ferreira
  • Patrícia Valéria Bastos Faria Pecoraro

Resumo

Em grande parte das especialidades odontológicas, é necessária a confecção de modelos de gesso ou virtuais, seja para estudo e planejamento, como para execução de trabalhos laboratoriais ou arquivamento. Durante a história da Odontologia, os materiais e as técnicas para a moldagem e construção de modelos foram evoluindo, tornando essas etapas mais fiéis e gerando resultados com maior precisão. Em alguns casos, existe a necessidade de montagem dos modelos em articulador semi-ajustável, visando o relacionamento dos modelos com posições anatômicas e movimentações executadas pela mandíbula. Este processo também evoluiu e, hoje, podemos encontrar sistemas totalmente virtuais, que possibilitam a execução de todo o processo, desde a aquisição do modelo digital, passando pela montagem em articulador virtual e finalizando com a restauração protética definitiva, se for o caso. Neste trabalho, os autores realizaram uma revisão da literatura com o intuito de mostrar as opções de digitalização de modelos e suas utilizações.

Biografia do Autor

Antônio Sérgio Netto Valladão

Doutorando em Clínicas Odontológicas (Prótese Dentária) - SLM; Professor do Curso de Odontologia/CESVA; Coordenador Extensão Universitária - FOV/CESVA;

Bruna de Lima Ferreira

Cirurgiã-Dentista

Patrícia Valéria Bastos Faria Pecoraro

Doutoranda em Clínicas Odontológicas (Odontopediatria) - SLM; Coordenadora do Curso de Odontologia/CESVA; Professora do Curso de Odontologia/CESVA.

Publicado
2018-12-28
Como Citar
VALLADÃO, Antônio Sérgio Netto; FERREIRA, Bruna de Lima; FARIA PECORARO, Patrícia Valéria Bastos. MODELOS E ARTICULADORES VIRTUAIS. Saber Digital, [S.l.], v. 11, n. 2, p. 107 - 119, dez. 2018. ISSN 1982-8373. Disponível em: <http://revistas.faa.edu.br/index.php/SaberDigital/article/view/627>. Acesso em: 22 maio 2019.
Seção
Odontologia