ASPECTOS EMOCIONAIS DA MULHER FRENTE ÀS NECESSIDADES ENCONTRADAS DURANTE O PERÍODO DA INTERNAÇÃO NA OBSTETRÍCIA

  • Alfranio Luiz Lopes Babo
  • Amanda Gomes da Silva
  • Cíntia Valéria Galdino

Resumo

Introdução: A internação da mulher no setor de obstetrícia sem ser por causas fisiológicas (a exemplo o parto) traz muitas angústias uma vez que neste período a mulher pode ter períodos de estranheza e sensações de vazio apresentando como consequência a rejeição do seu bebê. Objetivo: Analisar as necessidades encontradas pela mulher no setor de Obstetrícia durante o período de internação em um hospital de ensino. Materiais e Métodos: Foi realizado um estudo descritivo exploratório de abordagem qualitativa, onde participou 41 mulheres que estavam internadas no setor de Obstetrícia de um Hospital de Ensino da região Sul Fluminense, sendo os dados coletados no período de setembro a outubro de 2017. Foi realizada uma entrevista semiestruturada, e os dados foram analisados pela metodologia de categorização. Resultado: De acordo com análise dos dados foi possível identificar duas categorias para a análise dos resultados, a saber, “A segurança física e psicológica, relacionadas ao ambiente” e “A humanização da assistência como fator de respeito e reconhecimento das fragilidades apresentadas por estas mulheres”. Conclusão: Conclui-se com o estudo que as necessidades encontradas pela mulher no setor de Obstetrícia durante o período de internação estão relacionadas às necessidades fisiológicas, de segurança e de estima, das quais os enfermeiros planejam e estabelecem instrumentos essenciais de cuidados de enfermagem, com intuito de diminuir as dificuldades, aumentar a satisfação e bem estar desta mulher.

Biografia do Autor

Alfranio Luiz Lopes Babo

Enfermeiro, Graduada em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem do Centro de Ensino Superior de Valença, Valença, RJ, Brasil

Amanda Gomes da Silva

Enfermeira, Graduada em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem do Centro de Ensino Superior de Valença, Valença, RJ, Brasil

Cíntia Valéria Galdino

Enfermeira. Mestrado Profissional em Epidemiologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ. Professora do CESVA FAA.

Publicado
2019-08-19
Como Citar
BABO, Alfranio Luiz Lopes; DA SILVA, Amanda Gomes; GALDINO, Cíntia Valéria. ASPECTOS EMOCIONAIS DA MULHER FRENTE ÀS NECESSIDADES ENCONTRADAS DURANTE O PERÍODO DA INTERNAÇÃO NA OBSTETRÍCIA. Saber Digital, [S.l.], v. 12, n. 1, p. 14-28, ago. 2019. ISSN 1982-8373. Disponível em: <http://revistas.faa.edu.br/index.php/SaberDigital/article/view/722>. Acesso em: 20 set. 2019.
Seção
Enfermagem