RISCOS OCUPACIONAIS NA EQUIPE DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL ESCOLA

  • Ana Beatriz dos Reis Rodrigues
  • Maria Aparecida Ribeiro Thiodo
  • Paula da Silva Coelho

Resumo

Introdução: A equipe de enfermagem é bastante vulnerável a uma série de riscos ocupacionais. O hospital, principal ambiente de trabalho desta profissão, é considerado como um ambiente nocivo a exposição diária dos profissionais aos riscos ocupacionais a que estão expostos. Objetivo: identificar os riscos ocupacionais a que estão expostos os profissionais de enfermagem em um hospital escola do interior do estado do Rio de Janeiro. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo transversal, descritivo e de abordagem quantitativa, realizado em um hospital escola do interior do estado do Rio de Janeiro. Os participantes foram os profissionais de enfermagem deste hospital. Foi feito um levantamento de dados por meio de um questionário estruturado contendo as variáveis de interesse do estudo. Participaram da pesquisa 118 profissionais de enfermagem. Resultados: Constatou-se que os riscos ocupacionais a que estes trabalhadores estão expostos aparecem com maior frequência nas seguintes situações: na exposição a sangue, fluidos corpóreos e secreções (95%), nos perfurocortantes (94%), na exposição a infecções e doenças de diagnóstico não confirmado (93%), e com o próprio esforço físico necessário para a realização das atividades da profissão (84%). Conclusão: Pode-se concluir que os riscos a que estão expostos os profissionais de enfermagem são, principalmente, os que estão relacionados aos procedimentos necessários para a assistência ao paciente. Sendo assim, todas as medidas possíveis de serem adotadas para minimizar os riscos de acidentes devem ser consideradas.

Biografia do Autor

Ana Beatriz dos Reis Rodrigues

Enfermeira. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal Fluminense. Professora do Centro Universitário de Valença/ UniFAA.

Maria Aparecida Ribeiro Thiodo

Enfermeira. Graduada no Centro Universitário de Valença/ UniFAA.

Paula da Silva Coelho

Enfermeira. Graduada no Centro Universitário de Valença/ UniFAA.

Publicado
2020-10-02
Como Citar
RODRIGUES, Ana Beatriz dos Reis; THIODO, Maria Aparecida Ribeiro; COELHO, Paula da Silva. RISCOS OCUPACIONAIS NA EQUIPE DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL ESCOLA. Revista Saber Digital, [S.l.], v. 13, n. 1, p. 58-69, out. 2020. ISSN 1982-8373. Disponível em: <http://revistas.faa.edu.br/index.php/SaberDigital/article/view/859>. Acesso em: 27 out. 2020.
Seção
Enfermagem