CHOOSING WISELY NA ODONTOPEDIATRIA - UM CONVITE PARA REFLEXÃO DA ODONTOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Monique Ferreira e Silva
  • Marlene Pires de Carvalho Maia
  • Patrícia Valéria Bastos Faria Pecoraro
  • Carolina Nunes França
  • Simone Probst Condé

Resumo

Introdução: Choosing Wisely é uma campanha conduzida pela fundação norteamericana American Board of Internal Medicine (ABIM), que teve início em 2011. É uma iniciativa que busca mudar a prática médica ao atribuir às organizações de especialistas a tarefa de apontar entre cinco e dez condutas médicas correntes não apoiadas pelas evidências científicas, que não estão livres de danos ou não são necessárias e, portanto, não deveriam ser adotadas. Objetivo: O objetivo deste trabalho é trazer as sugestões de escolhas sábias da disciplina de Odontopediatria do Curso de Odontologia UNIFAA para nortear, tanto os profissionais que atendem na atenção primária em saúde, quanto colegas especialistas e trazer o conceito e atitudes do movimento choosing wisely mais próximo da odontologia. Materiais e Métodos: A equipe de Odontopediatria e Pacientes com Necessidades Especiais - UNIFAA, por
meio de reuniões semanais, confeccionou uma lista de recomendações para “escolhas sábias” no atendimento odontopediátrico, a partir do período intrauterino. A escolha dos tópicos baseou-se nos problemas mais comuns de condutas profissionais, vivenciados pela equipe, indo desde a sobre e sub utilização de procedimentos até àquelas condutas que colocam em risco a segurança do paciente. Para embasamento das recomendações, foi realizada extensa busca nas bases de dados PUBMED, MEDLINE, SCIELO, LILACS e Google Scholar, das publicações feitas nos últimos 10 anos. O desenvolvimento da lista foi baseado nos “Princípios básicos para elaboração da Lista- Choosing Wisely Brasil”. Resultados: Seis tópicos ficaram como sugestão final englobando a não prescrição indiscriminada de antibióticos e antinflamatórios; não remoção total de tecido cariado e orientações adequadas quanto ao uso da pasta dental infantil, fatores de risco à cárie e pré-natal odontológico. Conclusão: O movimento Choosing Wisely necessita ganhar força na Odontologia e a lista sugerida neste trabalho é embasada nas evidências científicas vigentes e pode contribuir para a melhor assistência ao paciente odontopediátrico.

Biografia do Autor

Monique Ferreira e Silva

Centro Universitário de Valença, Rio de Janeiro, Brasil

Marlene Pires de Carvalho Maia

Centro Universitário de Valença, Rio de Janeiro, Brasil

Patrícia Valéria Bastos Faria Pecoraro

Centro Universitário de Valença, Rio de Janeiro, Brasil

Carolina Nunes França

Post-graduation Program in Health Sciences, Santo Amaro University, São Paulo, Brasil.

Simone Probst Condé

Centro Universitário de Valença, Rio de Janeiro, Brasil

Publicado
2020-10-02
Como Citar
E SILVA, Monique Ferreira et al. CHOOSING WISELY NA ODONTOPEDIATRIA - UM CONVITE PARA REFLEXÃO DA ODONTOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Saber Digital, [S.l.], v. 13, n. 1, p. 201-217, out. 2020. ISSN 1982-8373. Disponível em: <http://revistas.faa.edu.br/index.php/SaberDigital/article/view/875>. Acesso em: 27 out. 2020.
Seção
Odontologia