ANÁLISE DOS DETERMINANTES DO TEMPO ENTRE O DIAGNÓSTICO E O INÍCIO DO TRATAMENTO DO CÂNCER DE MAMA

  • Amanda Carvalho Ferreira de Souza
  • Felipe Rodrigues Maia
  • Gabriela de Azevedo Rosestolato Soares
  • Lays Moore Marques
  • Lya Moore Marques
  • Mariana de Castro Villela

Resumo

Objetivo- Este estudo busca analisar os determinantes para o início do tratamento do câncer de mama, objetivando entender os fatores associados ao atraso no sistema público de saúde. Materiais e Métodos- Estudo descritivo retrospectivo com dados coletados no DATASUS, disponíveis no PAINEL-oncologia. A população foi composta por mulheres com diagnóstico de câncer de mama no período de 2016 a 2020, e selecionadas as variáveis: UF da residência, diagnóstico detalhado C50- Neoplasia maligna da mama, faixa etária, modalidade terapêutica, estadiamento, e tempo de tratamento. Resultados- Na amostra de 161.586 mulheres com câncer de mama, 43,6% dos casos tiveram atraso no início do tratamento oncológico, com intervalo de
tempo maior que 60 dias. Dos determinantes analisados, observou-se atraso para o início do tratamento em 80% dos casos tratados com radioterapia, 64% dos casos de câncer de mama estadiamento 1, 56% dos casos no estado do Rio de Janeiro, e 46% dos casos com a faixa etária acima de 60 anos. Conclusões- O estudo demostrou que uma parcela importante das pacientes inicia o tratamento do câncer de mama com atraso. Portanto, deve ser fiscalizada e reorganizada a linha de cuidado a pacientes com câncer de mama, desde seu diagnóstico, para que seja reduzido o tempo para início do tratamento e consequentemente a mortalidade da doença.

Biografia do Autor

Amanda Carvalho Ferreira de Souza

Graduanda do 10º período de medicina do Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA)

Felipe Rodrigues Maia

Médico intensivista do Hospital Escola de Valença, Docente do curso de medicina do Centro Universitário de Valença (UNIFAA)

Gabriela de Azevedo Rosestolato Soares

Graduanda do 8º período de medicina do Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA)

Lays Moore Marques

Graduanda do 7º período de medicina do Centro Universitário de Valença (UNIFAA)

Lya Moore Marques

Graduanda do 12º período de medicina do Centro Universitário de Valença (UNIFAA)

Mariana de Castro Villela

Graduanda do 12º período de medicina do Centro Universitário de Valença (UNIFAA)

Publicado
2020-12-28
Como Citar
FERREIRA DE SOUZA, Amanda Carvalho et al. ANÁLISE DOS DETERMINANTES DO TEMPO ENTRE O DIAGNÓSTICO E O INÍCIO DO TRATAMENTO DO CÂNCER DE MAMA. Revista Saber Digital, [S.l.], v. 13, n. 2, p. 55-65, dez. 2020. ISSN 1982-8373. Disponível em: <http://revistas.faa.edu.br/index.php/SaberDigital/article/view/898>. Acesso em: 20 jan. 2021.
Seção
Medicina