PERFIL DAS INTERNAÇÕES PEDIÁTRICAS EM UM HOSPITAL DO INTERIOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

  • Ana Carolina do Amaral Santos de Carvalho Rocha
  • Thainá Scramim de Almeida
  • João Romero do Amaral Santos de Carvalho Rocha
  • Lya Moore Marques
  • Mariana de Castro Villela
  • Natália Barbosa Nunes Romaniel

Resumo

Objetivo: Avaliar o perfil das hospitalizações da população pediátrica em um hospital no interior do estado do Rio de Janeiro. Material e Métodos: Trata-se de um estudo com delineamento transversal, do tipo quantitativo e observacional, descritivo e retrospectivo, que analisou faixa etária de 0 a 10 anos e 364 dias, por meio da avaliação dos prontuários médicos, por um período de cinco anos. As informações sobre as internações hospitalares foram obtidas no Hospital Escola Valença, hospital público de referência do município de Valença – RJ. As variáveis estudadas foram: faixa etária, sexo, diagnóstico e desfecho da internação (alta, óbito ou transferência). Para caracterizar a amostra, foram apresentadas tabelas de distribuição de frequência segundo as variáveis. Os dados foram processados e analisados por meio do software estatístico R, versão 3.2.2. Resultados: A faixa etária com maior prevalência de
internação foi a de lactente, principalmente do sexo masculino, com relação ao desfecho das internações o que predominou foi a alta médica e a principal causa de internação foi doença do trato respiratório, dando enfoque às pneumonias, seguido de doenças infecciosas. Conclusão: O conhecimento das causas de internação por faixa etária mais comumente envolvida, sexo e seu desfecho pode fornecer aos profissionais de saúde a ampliação dos seus conhecimentos para tratarem e diagnosticarem as doenças mais prevalentes na infância e adolescência, além de atuarem de forma mais efetiva na prevenção destas patologias.

Biografia do Autor

Ana Carolina do Amaral Santos de Carvalho Rocha

Discente do curso de graduação em Medicina – UNIFAA

Thainá Scramim de Almeida

Discente do curso de graduação em Medicina – UNIFAA

João Romero do Amaral Santos de Carvalho Rocha

Mestre e Doutor em Genética e Melhoramento

Lya Moore Marques

Discente do curso de graduação em Medicina – UNIFAA

Mariana de Castro Villela

Discente do curso de graduação em Medicina – UNIFAA

Natália Barbosa Nunes Romaniel

Orientadora e Docente do curso de Medicina - UNIFAA

Publicado
2020-12-28
Como Citar
SANTOS DE CARVALHO ROCHA, Ana Carolina do Amaral et al. PERFIL DAS INTERNAÇÕES PEDIÁTRICAS EM UM HOSPITAL DO INTERIOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Revista Saber Digital, [S.l.], v. 13, n. 2, p. 66-76, dez. 2020. ISSN 1982-8373. Disponível em: <http://revistas.faa.edu.br/index.php/SaberDigital/article/view/900>. Acesso em: 20 jan. 2021.
Seção
Medicina