ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS DAS INTERNAÇÕES POR SARAMPO NO BRASIL ENTRE 2018 E 2019

Autores

  • Amanda Carvalho Ferreira de Souza
  • Felipe Rodrigues Maia
  • Gabriela de Azevedo Rosestolato
  • Lays Moore Marques
  • Lya Moore Marques
  • Mariana de Castro Villela

Palavras-chave:

Sarampo, internações, epidemiologia

Resumo

Objetivo: Analisar os aspectos epidemiológicos de casos de sarampo que precisaram de internação hospitalar no Brasil entre 2018 e 2019, permitindo subsidiar estratégias de prevenção para diminuir internações por essa doença. Materiais e Métodos: Estudo descritivo longitudinal e retrospectivo que consiste em uma análise quantitativa da Morbidade Hospitalar do SUS (SIH/SUS) por local de internação do sarampo pelo site do DATASUS, do Ministério da Saúde, de janeiro de 2018 a dezembro de 2019. A pesquisa considerou 4 fatores para determinar qual o perfil da população estudada: região federativa, sexo, faixa etária e cor/raça. Resultados: No Brasil, um total de 1.724 pessoas foram internadas por sarampo no período de 2018-2019. O número de internações na Região Sudeste cresceu aproximadamente 2.000% entre 2018 e 2019. Há diferença de apenas 12,3% na prevalência por sexo, sendo maior no sexo masculino. Mais da metade (66%) das internações por sarampo ocorre na faixa etária menor que 4 anos de idade. A prevalência é maior em pardos e brancos respectivamente, juntos correspondendo a 76,85% do total de internações. Conclusão: Apesar de já ter havido uma queda de 7% nas internações, os números precisam diminuir muito mais. Os esforços de prevenção contra o sarampo nas políticas públicas de saúde devem ser priorizados na Região Sudeste e deve-se ter um investimento mais importante do governo brasileiro no que se refere a vacinação infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Carvalho Ferreira de Souza

Graduanda do 10º período de medicina do Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA)

Felipe Rodrigues Maia

Médico intensivista do Hospital Escola de Valença, Docente do curso de medicina no Centro Universitário de Valença (UNIFAA)

Gabriela de Azevedo Rosestolato

Graduanda do 8º período de medicina do Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA)

Lays Moore Marques

Graduanda do 7º período de medicina do Centro Universitário de Valença (UNIFAA)

Lya Moore Marques

Graduanda do 12º período de medicina do Centro Universitário de Valença (UNIFAA)

Mariana de Castro Villela

Graduanda do 12º período de medicina do Centro Universitário de Valença (UNIFAA)

Downloads

Publicado

2020-12-28

Como Citar

Ferreira de Souza, A. C., Maia, F. R., Rosestolato, G. de A., Marques, L. M., Marques, L. M., & Villela, M. de C. (2020). ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS DAS INTERNAÇÕES POR SARAMPO NO BRASIL ENTRE 2018 E 2019. Revista Saber Digital, 13(2), 88–98. Recuperado de https://revistas.faa.edu.br/SaberDigital/article/view/902

Edição

Seção

Medicina