O futuro do Direito e do ensino jurídico diante das novas tecnologias

Autores

  • Edna Raquel Hogemann

Palavras-chave:

Ensino jurídico, tecnologia disruptiva, profissões jurídicas, futuro, inteligência artificial

Resumo

Nesse ano de 2018, em que se comemora os 50 anos da Faculdade de Direito de Valença – RJ, o presente ensaio se propõe a promover uma breve reflexão sobre o futuro do ensino jurídico e das profissões jurídicas, mormente tendo em conta os progressos, dantes inimagináveis, alcançados pela tecnologia e que já estão a afetar a seara tanto das faculdades de direito, envolvendo docentes e discentes quanto das profissões legais. Para tal, utiliza-se uma metodologia descritiva e comparativa, a partir da análise do estado da arte da denominada “tecnologia disruptiva” e seus desdobramentos no campo jurídico, bem como os trabalhos de Vermeulem e McEntee sobre os reflexos sobre o sistema educacional jurídico norte-americano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edna Raquel Hogemann

Pós-doutora em Direito-UNESA/RJ, Doutora em Direito – UGF/RJ, coordenadora da Escola de Ciências Jurídicas da UNIRO/RJ, professora permanente do Programa de Mestrado e Doutora em Direito da UNESA/RJ, membro da ABEDI e da LAW&SOCIETY/EUA.

Downloads

Publicado

2018-06-20

Como Citar

Hogemann, E. R. (2018). O futuro do Direito e do ensino jurídico diante das novas tecnologias. Revista Interdisciplinar Do Direito - Faculdade De Direito De Valença, 16(1), 105–115. Recuperado de https://revistas.faa.edu.br/FDV/article/view/487

Edição

Seção

Artigos