As taxas no Direito brasileiro

Autores

  • Hugo de Brito Machado

Palavras-chave:

Taxa, tributo, espécie tributária, direito tributário, ministério público

Resumo

O presente artigo busca analisar a relevância orçamentária e tributária das taxas, enquanto espécie de tributo, perante o ordenamento jurídico pátrio. Para tanto, o expediente argumentativo do estudo ora proposto, em um primeiro momento, expõe análise objetiva das taxas no contexto normativo da Carta Republicana de 1988, especialmente as distinções tributárias e espécies de taxas, considerando as hipóteses de fato gerador. Em seguida, mediante análise crítica da doutrina jurídica pátria, discute-se as eventuais incidências de determinados princípios constitucionais balizadores da referida espécie tributária. Por fim, o artigo discute a impugnação de taxas pelo Ministério Público, considerando a respectiva obrigação tributária diante de direitos individuais disponíveis do contribuinte, bem como direitos individuais homogêneos, perante jurisprudência e dogmática jurídica brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hugo de Brito Machado

Juiz aposentado do TRF da 5a Região; Professor Titular de Direito Tributário da UFC; Presidente do Instituto Cearense de Estudos Tributários; Membro da Academia Brasileira de Direito Tributário, da Associação Brasileira de Direito Financeiro, da Academia Internacional de Direito e Economia, do Instituto Ibero-Americano de Direito Público e da International Fiscal Association.

Downloads

Publicado

2018-12-18

Como Citar

Machado, H. de B. (2018). As taxas no Direito brasileiro. Revista Interdisciplinar Do Direito - Faculdade De Direito De Valença, 16(2), 191–227. Recuperado de https://revistas.faa.edu.br/FDV/article/view/613

Edição

Seção

Artigos