Agravo interno: reflexões sobre sua nova dimensão na dinâmica dos precedentes judiciais

Autores

  • Alexandre de Castro Catharina

Palavras-chave:

Teoria geral dos recursos, agravo interno, precedentes judiciais

Resumo

O Código de Processo Civil de 2015 regulamentou de forma detalhada o recurso de agravo interno, ampliando o campo de atuação desta modalidade recursal no âmbito dos tribunais superiores. A ampliação do tratamento normativo desse recurso, nesse sentido, tem como principal escopo garantir o pleno controle da aplicação do sistema de precedentes judiciais, em uma perspectiva, e evitar decisões monocráticas arbitrárias ou infundadas que violem a higidez e a integridade do ordenamento jurídico, em outra perspectiva. Nessa linha de análise, o artigo tem como objetivo refletir, de forma crítica, sobre alguns aspectos normativos do agravo interno e sua nova dimensão no âmbito dos tribunais com ênfase nas implicações decorrentes de sua aplicação na práxis judiciária brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre de Castro Catharina

Doutor em Sociologia Jurídica pelo IUPERJ/UCAM. Mestre em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense. Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Estácio de Sá. Professor de Direito Processual Civil (graduação e pós-graduação) da Universidade Estácio de Sá. Membro efetivo do Instituto Brasileiro de Direito Processual – IBDP. Membro do Instituto dos Advogados do Brasil.

Downloads

Publicado

2019-10-24

Como Citar

Catharina, A. de C. (2019). Agravo interno: reflexões sobre sua nova dimensão na dinâmica dos precedentes judiciais. Revista Interdisciplinar Do Direito - Faculdade De Direito De Valença, 17(1), 59–70. Recuperado de https://revistas.faa.edu.br/FDV/article/view/743

Edição

Seção

Artigos