As Lacunas e seus Respectivos Mecanismos Supletivos

Autores

  • Reis Friede

DOI:

https://doi.org/10.24859/RID.2020v18n2.932

Palavras-chave:

lacuna, analogia, costume, princípios gerais do Direito

Resumo

O ordenamento jurídico constituiu-se em um sistema de normas jurídicas, do que se infere que as normas em questão não se encontram dispostas isoladamente, mas se relacionam umas com as outras, formando um sistema provido dos atributos da unidade, coerência e completude. Por completude, segundo BOBBIO, “entende-se a propriedade pela qual um ordenamento jurídico tem uma norma para regular qualquer caso”. Por sua vez, a ausência de uma norma é tradicionalmente denominada de lacuna, problema que, nos termos da atual Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, há de ser solucionado através dos mecanismos supletivos: analogia, costume e princípios gerais do Direito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Reis Friede

Reis Friede é Desembargador Federal. Mestre e Doutor em Direito e Professor e Pesquisador do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Local do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM). É autor do Livro Teoria do Direito.

Downloads

Publicado

2020-12-21

Como Citar

Friede, R. (2020). As Lacunas e seus Respectivos Mecanismos Supletivos. Revista Interdisciplinar Do Direito - Faculdade De Direito De Valença, 18(2), 310–331. https://doi.org/10.24859/RID.2020v18n2.932

Edição

Seção

Artigos