Uma abordagem pontual acerca da Cultura e do Direito no Rio de Janeiro contemporâneo

Autores

  • Vanderlei Martins
  • Marcos S. Pulvino

Palavras-chave:

Cidade, cultura, política, sociedade, direito, costumes

Resumo

O trabalho tem como cenário a cidade do Rio de Janeiro no período compreendido entre os anos de 1945/1964. A abordagem em si discute, de maneira geral, a convivência sócio institucional urbana pós segunda guerra mundial, envolvendo, de maneira particular, a cultura urbana prevalente nos aspectos político, jurídico e social. Discute de maneira bem pontual, as novas idealizações civilizatórias projetadas para o Brasil tendo como referência a nova ordem ocidental pós-moderna, principalmente naquilo que envolve os contextos político, econômico e social. No aspecto político, aborda o mosaico político-partidário da
época e, principalmente, a Constituição Federal de 1946. No aspecto econômico, aborda a inserção do Brasil à nova ordem imposta pelo neo-capitalismo mundial, basicamente aquele oriundo do capital expansionista americano. No aspecto social, o texto observa o comportamento social, os costumes impactados pela nova mentalidade emergente. Dentro da perspectiva jurídica, o trabalho observa também a promulgação dos direitos sociais, dos direitos políticos e a idealização pela afirmação da cidadania como pressuposto obrigatório na reforma política empreendida no período.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanderlei Martins

Professor Adjunto da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGD-UERJ), em Regime de Dedicação Exclusiva. Atua na área de Ciências Sociais Aplicadas.

Marcos S. Pulvino

Advogado graduado pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL/Lorena e Mestre em Direito da Cidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2018-04-13

Como Citar

Martins, V., & Pulvino, M. S. (2018). Uma abordagem pontual acerca da Cultura e do Direito no Rio de Janeiro contemporâneo. Revista Interdisciplinar Do Direito - Faculdade De Direito De Valença, 15(2), 141–152. Recuperado de https://revistas.faa.edu.br/FDV/article/view/299

Edição

Seção

Artigos