Uniões de pessoas do mesmo sexo e o Direito de Família

Autores

  • Guilherme Calmon Nogueira da Gama

Palavras-chave:

Entidades familiares, uniões homoafetivas, requisitos para configuração, notoriedade da união, prova

Resumo

O trabalho cuida da inserção das uniões entre pessoas do mesmo sexo no âmbito do Direito de Família, a partir da noção a respeito da comunhão plena de vida. Analisou-se o julgamento do Supremo Tribunal Federal brasileiro a respeito das entidades familiares formadas por pessoas do mesmo sexo, além dos requisitos necessários para sua configuração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Calmon Nogueira da Gama

Desembargador do Tribunal Regional Federal da 2a Região (RJ-ES). Ex Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça. Mestre e Doutor em Direito Civil pela UERJ. Professor Titular de Direito Civil da UERJ (Graduação e Pós-Graduação). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação da Universidade Estácio de Sá (RJ). Professor Titular de Direito Civil do IBMEC-RJ. Membro da Academia Brasileira de Direito Civil (ABDC), do Instituto de Direito Comparado Luso-Brasileiro e do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM)

Downloads

Publicado

2018-06-20

Como Citar

Nogueira da Gama, G. C. (2018). Uniões de pessoas do mesmo sexo e o Direito de Família. Revista Interdisciplinar Do Direito - Faculdade De Direito De Valença, 16(1), 147–161. Recuperado de https://revistas.faa.edu.br/FDV/article/view/490

Edição

Seção

Artigos