Direitos sociais e desigualdades no Rio de Janeiro contemporâneo

Autores

  • Vanderlei Martins

Palavras-chave:

Cidade, políticas públicas, sociedade, cultura, Rio de Janeiro

Resumo

O artigo discute a cidade contemporânea, caso específico, o Rio de Janeiro como foco central. O eixo temático aqui privilegiado entende a cidade como centro de convivência sócio institucional que aglutina interesses políticos, econômicos e culturais específicos, mas nem sempre tratados com o devido equilíbrio, principalmente equilíbrio político. Nesse sentido, a coisa pública, síntese dessa convivência institucionalizada no espaço urbano da cidade, é tratada pelas autoridades responsáveis de uma forma que não atende devidamente os interesses da população em sua totalidade, no caso específico e principalmente, as camadas sociais mais desfavorecidas. Objetivamente, o trabalho se volta para analisar a questão da justiça social no Rio de Janeiro, tentando demonstrar que o colapso é decorrência direta da ausência de uma política pública eficiente associada ao descaso e ao descompromisso social e cultural com as camadas pobres da população urbana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanderlei Martins

Professor Adjunto da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGD-UERJ), em Regime de Dedicação Exclusiva. Atua na área de Ciências Sociais Aplicadas.

Downloads

Publicado

2018-06-20

Como Citar

Martins, V. (2018). Direitos sociais e desigualdades no Rio de Janeiro contemporâneo. Revista Interdisciplinar Do Direito - Faculdade De Direito De Valença, 16(1), 363–372. Recuperado de https://revistas.faa.edu.br/FDV/article/view/499

Edição

Seção

Artigos