Para além do universalismo e do particularismo: os Direitos Humanos como núcleo comum da resistência

Autores

  • Deo Campos Dutra

Palavras-chave:

Direitos humanos, teoria crítica, antipoder

Resumo

Este trabalho tem como intuito principal trazer uma alternativa de construção de uma proposta de Direitos Humanos e de um conteúdo mínimo de dignidade humana que esteja comprometida com a superação do clássico debate pautado na dicotomia entre o universalismo e o particularismo. Nesse sentido, a chave teórica utilizada está presente no trabalho do professor espanhol Joaquin Herrera Flores. De forma paralela, e já na esteira de Antônio Negri, oferecemos os resultados dessa perspectiva de Direitos Humanos como fonte teórica suficientemente forte para contribuição na construção de um “Antipoder” fortalecido e capaz de enfrentar de forma efetiva o sistema complexo chamado de Poder descrito pelo filósofo italiano. Para alcançarmos nossos dois principais objetivos, adotamos a pesquisa bibliográfica e quantitativa, abraçando uma abordagem descritiva e analítica como metodologia para este trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deo Campos Dutra

Doutor em Direito pela PUC/RJ e pela Universidade Paris X. Foi pesquisador visitante na EHESS/Paris e pesquisador visitante na Queens Univesity / Canadá. Realizou seu estágio pós-doutoral em Direito Comparado na École Normale Supérieure de Paris. É avaliador ad hoc do Ministério da Educação (INEP/MEC) para autorização e reconhecimento dos cursos de Direito. É professor e coordenador de pesquisa da Faculdade Doctum em Juiz de Fora/MG.

Downloads

Publicado

2018-12-18

Como Citar

Dutra, D. C. (2018). Para além do universalismo e do particularismo: os Direitos Humanos como núcleo comum da resistência. Revista Interdisciplinar Do Direito - Faculdade De Direito De Valença, 16(2), 135–146. Recuperado de https://revistas.faa.edu.br/FDV/article/view/610

Edição

Seção

Artigos