O Projeto Epistemológico Metaconstitucional e o Controle de Convencionalidade

Autores

  • Guilherme Sandoval Góes

Palavras-chave:

Direitos humanos, pax americana, metaconstitucionalismo

Resumo

O presente estudo propõe uma nova leitura sobre a extensão da proteção dos direitos humanos advinda dos sistemas nacional e global. A questão é saber se existe ou não latitude normativa na Constituição para responder aos desafios trazidos pelo Estado pós-moderno de Direito. De fato, no contexto atual de proteção dos direitos humanos, este trabalho almeja comparar as duas grandes perspectivas que se apresentam ao constitucionalismo da pós-modernidade, quais sejam, o projeto unilateral de Pax Americana e o projeto epistemológico do metaconstitucionalismo. Na linha epistêmico-conceitual, o regime dos direitos humanos ganha relevância universal, na medida em que a força normativa do direito cosmopolítico kantiano não dimana de normas feitas internamente por Estados soberanos, mas sim busca sua fonte normativa nas normas metaconstitucionais cosmopolitas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Sandoval Góes

Pesquisador do Programa Produtividade da UNESA. Pós-doutorando em Geopolítica, Cultura e Direito pela UNIFA. Doutor e Mestre em Direito pela UERJ. Professor Emérito da ECEME. Membro do PPGCA da UNIFA e PPGSID da ESG. Professor de Direito Constitucional da EMERJ, UNESA e UCAM. Diplomado pelo Naval War College dos Estados Unidos da América (Newport, Rhode Island). Chefe da Divisão de Geopolítica e Relações Internacionais da ESG. Agradeço o apoio do Programa Pesquisa Produtividade da UNESA.

Downloads

Publicado

2018-12-18

Como Citar

Góes, G. S. (2018). O Projeto Epistemológico Metaconstitucional e o Controle de Convencionalidade. Revista Interdisciplinar Do Direito - Faculdade De Direito De Valença, 16(2), 167–190. Recuperado de https://revistas.faa.edu.br/FDV/article/view/612

Edição

Seção

Artigos