Ensaio sobre as iniquidades da fiança locatícia gratuita

Autores

  • Maria Celina Bodin de Moraes
  • Gabriel Schulman

Palavras-chave:

Fiança locatícia, contrato gratuito, bem de família, interpretação à luz dos princípios constitucionais

Resumo

Em um ambiente civilista coroado pelo princípio da dignidade humana e transformado pelo instituto da boa-fé em todas as suas manifestações, o presente ensaio sustenta que o instituto da fiança locatícia gratuita carece de legitimidade. Na atualidade, a fiança locatícia assemelha-se a uma “espada de Dâmocles” a pender sobre a cabeça do fiador, o qual, ao oferecer seu patrimônio pessoal, incluindo seu bem de família, em garantia de dívida alheia, sem qualquer contraprestação, em nome de amizade, generosidade ou ambos, mostra comportamento intrinsecamente ingênuo e inexperiente. Não obstante isso é tratado pelo ordenamento jurídico de modo muito mais rigoroso do que o devedor principal, o que contraria a causa do contrato gratuito de fiança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Celina Bodin de Moraes

Professora Titular da Faculdade de Direito da UERJ. Professora Associada da PUC-Rio.

Gabriel Schulman

Professor de Direito Civil da Universidade Positivo. Mestre em Direito pela UFPR. Doutor em Direito Civil pela UERJ. Advogado.

Downloads

Publicado

2018-12-18

Como Citar

de Moraes, M. C. B., & Schulman, G. (2018). Ensaio sobre as iniquidades da fiança locatícia gratuita. Revista Interdisciplinar Do Direito - Faculdade De Direito De Valença, 16(2), 239–269. Recuperado de https://revistas.faa.edu.br/FDV/article/view/615

Edição

Seção

Artigos