Um olhar sobre a formação do Direito Civil no Brasil

Autores

  • Edna Raquel Hogemann

Palavras-chave:

Formação, Direito Civil, influências, Brasil, história

Resumo

A história da construção do Direito Civil no Brasil reflete em muito o tipo de colonização recebida desde que o navegador português proferiu a frase que ficou na história como um marco para todo o sempre: “Terra à vista”. O objeto do presente ensaio é explicitar, ainda que superficialmente, os caminhos percorridos pela normativa civilista no Brasil, desde o descobrimento, passando pelo período imperial, até os dias atuais, demarcando esse processo institucionalizado sob a responsabilidade do Estado, partindo da análise das Ordenações, ao tardio advento do primeiro Código Civil como reprodução da sociedade latifundiária brasileira da época, de feição patrimonialista, até a conquista do Estado Democrático de Direito, com o advento do novo Código Civil, em 2002, que se aparta parcialmente da tradição patrimonialista do direito civil e já revela as tendências de repersonalização. Assim, fazendo uso do método histórico-dialético, busca-se demarcar até que ponto essas iniciativas fizeram parte de um processo efetivamente democrático e em que medida serviram meramente como um instrumento de controle e reprodução social, imposto pelo Direito vigente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edna Raquel Hogemann

A autora possui doutorado em Direito pela UGF-Rio (2006) e pós-Doutorado em Direito pela UNESA- Rio (2015). É professora titular de História do Direito, na Universidade Estácio de Sá, professora adjunta de História do Direito e coordenadora do curso de Direito na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Membro da Law & Society Association-EUA.

Downloads

Publicado

2019-10-24

Como Citar

Hogemann, E. R. (2019). Um olhar sobre a formação do Direito Civil no Brasil. Revista Interdisciplinar Do Direito - Faculdade De Direito De Valença, 17(1), 137–153. Recuperado de https://revistas.faa.edu.br/FDV/article/view/750

Edição

Seção

Artigos