A governança global em tempos de estatalidade pós-coronavírus

  • Guilherme Sandoval Góes Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME)
  • Cleyson de Moraes Mello Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Resumo

O presente trabalho acadêmico tem a pretensão de analisar o sistema de governança global que surgirá na era pós-coronavírus. Sua base epistemológica é a investigação de duas grandes tendências que já se apresentam no horizonte científico, quais sejam: a retomada da governança global neoliberal regida por uma ordem mundial unipolar e a implantação de uma nova governança global cosmopolita capitaneada por uma ordem geopolítica multipolar.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutor e Mestre em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor Emérito da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). Diplomado pelo “Naval War College” dos Estados Unidos da América (Newport-RhodeIsland). Membro do Fórum Permanente de Direitos Humanos e Professor de Direito da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). Professor de Geopolítica e de Direito da Universidade Cândido Mendes (UCAM). Pós-doutor em Geopolítica, Cultura e Direito pela Universidade da Força Aérea (UNIFA).

##submission.authorWithAffiliation##

Vice-Diretor da Faculdade de Direito da UERJ. Pós-Doutorado em Teoria do Direito. Professor do PPGD da UERJ / UVA; Coordenador do curso de direito do UniFAA

Publicado
2020-12-21
Como Citar
GÓES, Guilherme Sandoval; MELLO, Cleyson de Moraes. A governança global em tempos de estatalidade pós-coronavírus. Revista Interdisciplinar do Direito - Faculdade de Direito de Valença, [S.l.], v. 18, n. 2, p. 159-174, dez. 2020. ISSN 2447-4290. Disponível em: <https://revistas.faa.edu.br/index.php/FDV/article/view/927>. Acesso em: 26 jul. 2021. doi: https://doi.org/10.24859/RID.2020v18n2.927.
Seção
Artigos