O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O artigo submetido se enquadra nas Normas de Publicação e atende a um dos seguintes formatos: Artigo Original; Relato de Caso; Relato de Experiência ou Artigo de Revisão.
  • O artigo é original e inédito, e não está sendo avaliado para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • As figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • A carta de apresentação do manuscrito (disponível no site) declarando que o trabalho não foi submetido, em parte ou no seu todo, à análise em outra Revista foi anexada.
  • Caso o artigo seja aceito, os autores deverão baixar e preencher o modelo de Declaração de Transferência de Direitos Autorais para finalização do processo de publicação do artigo.

Diretrizes para Autores

As NORMAS PARA FORMATAÇÃO DE ARTIGOS estão disponíveis  neste arquivo PDF 

Além de enviar o manuscrito para avaliação, os autores também precisarão enviar a CARTA DE APRESENTAÇÃO no ato da submissão do artigo e a DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS caso o artigo seja aceito para publicação. Ambos os modelos estão disponíveis abaixo para download:

Modelo de Carta de Apresentação

Modelo - Declaração de Transferência de Direitos Autorais

O manuscrito deverá ser anexado na opção TEXTO DO ARTIGO e a carta de apresentação na opção OUTROS

Todos os manuscritos que envolverem experimentos com seres humanos e/ou animais deverão apresentar o número e data do protocolo de aprovação pelos Conselhos de Ética.

 

Processo de Avaliação Revista Saber Digital

A avaliação dos textos para publicação se processa da seguinte maneira:

a) ao receber o manuscrito, o editor chefe, verifica se o mesmo se enquadra na linha editorial da revista e se preenche os requisitos de um artigo acadêmico, no que diz respeito aos aspectos metodológicos;

b) em caso afirmativo, o artigo é encaminhado a dois pareceristas da área de conhecimento; pode ser um membro do Conselho Editorial. Os pareceristas recebem o artigo, sem o nome do autor, junto a um questionário que direcionará sua análise, no cumprimento do processo de avaliação.

c) Cada um dos pareceristas pode rejeitar ou aceitar para publicação; no segundo caso, com ou sem alterações (muitas vezes as alterações se constituem em sugestões de aprimoramento do artigo);

d) Os pareceres são enviados ao autor e o nome dos pareceristas fica em sigilo. Quando forem solicitadas alterações no manuscrito, o autor deve proceder às mesmas e enviar a nova versão ao editor chefe;

e) No caso do autor não aceitar as justificativas da recusa do artigo ou as alterações exigidas, o mesmo deve enviar uma resposta justificada;

f) O editor chefe encaminhará ao parecerista, que verificará se as exigências foram atendidas. Caso não tenham sido, o parecerista avaliará a justificativa do autor para avaliação final.

 

Política de privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.