O CHOQUE NA EVOLUÇÃO CLÍNICA DA SÍNDROME CÓLICA EQUINA: RELATO DE CASO

Autores

  • Patrícia Mara de Aquino Almeida
  • Marcelo de Oliveira Henriques

Palavras-chave:

compactação, hipovolemia, cavalo

Resumo

A síndrome cólica é considerada umas das mais importantes patologias que necessitam atendimento veterinário na clínica médica de equinos devido à predisposição anatômica natural que este animal possui e ao seu manejo. As lesões causadas pela síndrome cólica comumente resultam em restrição na perfusão sanguínea e uma sucessão de agravos fisiológicos que produzem o quadro de choque. Sendo assim, o presente trabalho teve por objetivo relatar as manifestações clínicas e achados necroscópicos de um caso de compactação que em seu decurso evoluiu para choque. Foram usadas as informações de um equino, macho, raça Mangalarga, de 1,6 anos de idade, pesando 300 kg, de criação semi-intensiva. Durante o segundo dia de internamento, o animal apresentou sinais de choque, vindo a óbito uma hora depois. O diagnóstico necroscópico foi compactação de cólon dorsal direito e a causa mortis determinada pelo choque. Assim, legitima-se a importância, durante o internamento de equinos em ambientes hospitalares, bem como em seu manejo diário, da oferta de alimento com fibras de alta digestibilidade ao equino, do manejo correto desses animais e do pronto atendimento, diagnóstico e tratamento por parte do Médico Veterinário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Mara de Aquino Almeida

Discente da Faculdade de Medicina Veterinária de Valença, Centro de Ensino Superior de Valença, Fundação Educacional Dom André Arcoverde.

Marcelo de Oliveira Henriques

Docente da Faculdade de Medicina Veterinária de Valença, Centro de Ensino Superior de Valença, Fundação Educacional Dom André Arcoverde.

Downloads

Publicado

2017-11-04

Como Citar

Almeida, P. M. de A., & Henriques, M. de O. (2017). O CHOQUE NA EVOLUÇÃO CLÍNICA DA SÍNDROME CÓLICA EQUINA: RELATO DE CASO. Revista Saber Digital, 7(01), 67–82. Recuperado de https://revistas.faa.edu.br/SaberDigital/article/view/416

Edição

Seção

Medicina Veterinária