ANÁLISE COMPARATIVA DA COBERTURA VACINAL DE PENTAVALENTE ENTRE OS ESTADOS DA REGIÃO SUDESTE DO BRASIL

Autores

  • Amanda Carvalho Ferreira de Souza
  • Felipe Rodrigues Maia
  • Gabriela de Azevedo Rosestolato Soares
  • Lays Moore Marques
  • Lya Moore Marques
  • Mariana de Castro Villela

Palavras-chave:

Vacinação, imunização, prevenção

Resumo

Objetivo: Comparar a cobertura vacinal de pentavalente nos estados da Região Sudeste e descrever possíveis fatores associados aos valores encontrados.
Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo epidemiológico descritivo, com obtenção de dados pelo TABNET do Departamento de Informação e Informática do SUS (DATASUS), através do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), avaliando a cobertura vacinal do imunobiológico pentavalente entre 2015 e 2019. Resultados: A melhor cobertura vacinal foi encontrada no ano de 2015, sendo Minas Gerais e Espírito Santo os estados com maior e menor cobertura, respetivamente. A partir de 2016, a maioria dos estados não conseguiu atingir a meta de 95% para o imunobiológico. 2019 foi considerado o ano de menor cobertura. Conclusão: Nota-se que a avaliação de pentavalente e da cobertura vacinal no geral é complexa, já que leva em consideração a obtenção de vacinas de qualidade, limitações do sistema, diversidade geográfica e socioeconômica da região e o crescimento da hesitação vacinal no país. Faz-se necessária a elaboração de estudos que avaliem vacinação da população-alvo por esquemas alternativos à pentavalente e que abordem as possíveis causas da queda da vacinação para guiar a criação de estratégias em saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Carvalho Ferreira de Souza

Graduanda do 10º período de Medicina do Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA)

Felipe Rodrigues Maia

Médico intensivista do Hospital Escola de Valença, Docente do curso de medicina do Centro Universitário de Valença (UNIFAA)

Gabriela de Azevedo Rosestolato Soares

Graduanda do 8º período de Medicina do Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA)

Lays Moore Marques

Graduanda do 7º período de Medicina do Centro Universitário de Valença (UNIFAA)

Lya Moore Marques

Graduanda do 12º período de Medicina do Centro Universitário de Valença (UNIFAA)

Mariana de Castro Villela

Graduanda do 12º período de Medicina do Centro Universitário de Valença (UNIFAA)

Downloads

Publicado

2020-12-28

Como Citar

Ferreira de Souza, A. C., Maia, F. R., Rosestolato Soares, G. de A., Marques, L. M., Marques, L. M., & Villela, M. de C. (2020). ANÁLISE COMPARATIVA DA COBERTURA VACINAL DE PENTAVALENTE ENTRE OS ESTADOS DA REGIÃO SUDESTE DO BRASIL. Revista Saber Digital, 13(2), 43–54. Recuperado de https://revistas.faa.edu.br/SaberDigital/article/view/897

Edição

Seção

Medicina