Direitos humanos a luz da agenda 2030 e plano clima energia 2050: o uso das energias renováveis em prol do meio ambiente

  • Priscila Elise Alves Vasconcelos Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
  • Cleyson de Moraes Mello Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Resumo

Em pleno ano de 2020 as discussões acerca da preservação ambiental passaram a ser prioridade, tanto no âmbito nacional como internacional. Em decorrência da pandemia que assolou o mundo – COVID 19 -, a busca de soluções para sobrevivência humana se tornaram verdadeiros desafios. Nessa linha, a pesquisa aborda o contexto do Acordo de Paris e do Plano Clima e Energia 2050 no âmbito do uso de energias renováveis. Para isso, a metodologia utilizada foi a qualitativa, com base em dados oficiais, políticas públicas atuais, doutrina especializada e artigos científicos extraídos de base de dados como Web of Science, Scopus e Google Acadêmico. Ao final, é possível verificar o impacto que a mudança comportamental em prol do consumo sustentável na área de energia elétrica pode influenciar na preservação e tutela do meio ambiente.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Estágio Pós Doutoral em Direito das Cidades (UERJ). Doutora em Direito (UVA RJ). Mestra em Agronegócios (UFGD). Especialista em Meio Ambiente (COPPE UFRJ), Direito Público e Direito Privado (EMERJ ESA). Pesquisadora GGINNS. Bolsista Prosup Capes UVA. Premiada na categoria Direito Urbanístico e Meio Ambiente do Prêmio Livros pela obra “Função Socioambiental das Cidades: o uso de energia renováveis e a cogeração advinda de resíduos sólidos” em 2020. Professora da FADIR UFGD. Advogada.

##submission.authorWithAffiliation##

Pós-Doutorado em Teoria do Direito no IHGB (2018); Doutor em Direito (2006); Coordenador do curso de Direito do UNIFAA; Professor Titular do UNIFAA; Vice-Diretor da Faculdade de Direito da UERJ; Professor do PPGD da UERJ e UVA. Membro do IAB

Publicado
2021-07-05
Como Citar
VASCONCELOS, Priscila Elise Alves; MELLO, Cleyson de Moraes. Direitos humanos a luz da agenda 2030 e plano clima energia 2050: o uso das energias renováveis em prol do meio ambiente. Revista Interdisciplinar do Direito - Faculdade de Direito de Valença, [S.l.], v. 19, n. 1, p. 154-164, jul. 2021. ISSN 2447-4290. Disponível em: <http://revistas.faa.edu.br/index.php/FDV/article/view/1088>. Acesso em: 06 dez. 2021. doi: https://doi.org/10.24859/RID.2021v19n1.1088.
Seção
Artigos