Carcinoma de células escamosas em cão: relato de caso

  • Dandara Vieira Xavier Fernando
  • Sylvia Cristina Silva de Azevedo
  • Valesca Oliveira Oliveira

Resumo

O carcinoma das células escamosas (CCEs) é uma neoplasia maligna que acomete a epiderme, sendo comum em homens e animais. Essa neoplasia pode ser chamada de carcinoma espinocelular, carcinoma escamocelular ou carcinoma epidermóide. O CCEs é o segundo tumor mais comum em cães, acomete com mais frequência animais com idade entre 10 a 11 anos e não apresenta predisposição racial ou sexual conhecida. A principal causa do carcinoma de células escamosas está ligada a exposição excessiva aos raios solares, ocasionando um quadro de queratose actínica. As raças de alto risco são Schnauzer, Basset Hound e Collie. O presente trabalho teve como objetivo relatar um caso de um cão sem raça definida com nove anos de idade que apresentou CCEs. O animal chegou á Policlínica Veterinária Escola apresentando nódulos na região abdominal direita e esquerda, vermelhidão na mama abdominal esquerda e região umbilical, membro anterior direito com dermatite e dermatite acral por lambedura crônica. Através da histopatologia obteve-se a confirmação de que se tratava de CCEs e dermatite crônica. O animal foi encaminhado para procedimento cirúrgico onde foi feito exérese tumoral em região abdominal e criocirurgia.

Biografia do Autor

Dandara Vieira Xavier Fernando

Discente, Faculdade de Medicina Veterinária de Valença, Centro de Ensino Superior de Valença, Fundação Educacional Dom André Arcoverde

Sylvia Cristina Silva de Azevedo

Médica veterinária, docente da Faculdade de Medicina Veterinária de Valença, Centro de Ensino Superior de Valença, Fundação Educacional Dom André Arcoverde.

Publicado
2017-11-04
Como Citar
FERNANDO, Dandara Vieira Xavier; AZEVEDO, Sylvia Cristina Silva de; OLIVEIRA, Valesca Oliveira. Carcinoma de células escamosas em cão: relato de caso. Revista Saber Digital, [S.l.], v. 9, n. 01, p. 115-128, nov. 2017. ISSN 1982-8373. Disponível em: <http://revistas.faa.edu.br/index.php/SaberDigital/article/view/382>. Acesso em: 20 maio 2022.
Seção
Medicina Veterinária