Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O artigo submetido se enquadra nas Normas de Publicação e atende a um dos seguintes formatos: Artigo Original; Relato de Caso; Relato de Experiência ou Artigo de Revisão.
  • Caso o manuscrito envolva experimentos com seres humanos, o autor deverá anexar o parecer do Comitê de Ética relacionado na opção PARECER CONSUBSTANCIAL DO CEP no ato da submissão.
  • Caso o manuscrito envolva experimentos com animais, o autor deverá anexar o parecer do Comitê de Ética relacionado na opção PARECER CONSUBSTANCIAL DA CEUA no ato da submissão.
  • O artigo é original e inédito, e não está sendo avaliado para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • As figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O arquivo da submissão COM IDENTIFICAÇÃO DOS AUTORES está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF e será anexado na opção TEXTO DO ARTIGO.
  • O arquivo da submissão SEM IDENTIFICAÇÃO DOS AUTORES está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF e será anexado na opção TEXTO DO ARTIGO SEM IDENTIFICAÇÃO DOS AUTORES.
  • A CARTA DE APRESENTAÇÃO do manuscrito (disponível no site) declarando que o trabalho não foi submetido, em parte ou no seu todo, à análise em outra Revista será anexada na opção CARTA DE APRESENTAÇÃO. Neste documento, deve também ser fornecidos o número de ORCiD dos autores e a contribuição de cada autor na elaboração final do manuscrito.
  • Caso o artigo seja aceito, os autores deverão baixar e preencher o modelo de DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS para finalização do processo de publicação do artigo e enviar para o e-mail: revista.unifaa@faa.edu.br

Diretrizes para Autores

As NORMAS DE PUBLICAÇÃO estão disponíveis  neste arquivo PDF ou acesse aqui.

Faça aqui o download do Passo-a-passo para Submissão

Caso seja parecerista, faça aqui o download do guia para parecerista.

Para artigos da área de Medicina, deve-se seguir as diretrizes estabelecidas pela ICMJE de acordo com o regulamento disponível aqui.

Além de enviar o manuscrito para avaliação, os autores também precisarão enviar a CARTA DE APRESENTAÇÃO no ato da submissão do artigo e a DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS caso o artigo seja aceito para publicação. Ambos os modelos estão disponíveis abaixo para download:

Modelo de Carta de Apresentação

Modelo - Declaração de Transferência de Direitos Autorais

O manuscrito com a identificação dos autores deverá ser anexado na opção TEXTO DO ARTIGO. 

manuscrito sem a identificação dos autores deverá ser anexado na opção TEXTO DO ARTIGO SEM IDENTIFICAÇÃO DOS AUTORES. 

carta de apresentação na opção CARTA DE APRESENTAÇÃO.

Todos os manuscritos que envolverem experimento ou relato de caso com seres humanos e/ou experimento com animais deverão apresentar o PARECER CONSUBSTANCIADO do respectivo comitê de ética anexado no ato da submissão na opção correspondente. Trabalhos sem a apresentação do devido documento será automaticamente recusado assim que verificado pelos editores. O número e data do protocolo de aprovação pelo respectivo Comitê de Ética (CEP ou CEUA) deverá constar no corpo do texto do manuscrito na seção Material e Métodos (para trabalhos experimentais com seres humanos ou animais) ou Relato de Caso (para trabalhos envolvendo seres humanos).

 

Processo de Avaliação Revista Saber Digital

O tempo da submissão à decisão editorial de aceite ou recusa do artigo é de até no máximo 3 meses. Uma vez aceito, o tempo da submissão à publicação é de até no máximo 6 meses. A avaliação dos textos para publicação se processa da seguinte maneira:

a) Ao receber o manuscrito, o editor chefe, verifica se o mesmo se enquadra na linha editorial da revista e se preenche os requisitos de um artigo acadêmico, no que diz respeito aos aspectos metodológicos. Não tendo havido o preenchimento destes requisitos, o artigo é recusado e a justificativa enviada ao autor de correspondência;

b) Em caso afirmativo, o artigo é encaminhado a dois pareceristas da área de conhecimento; podendo ser um membro do Conselho Editorial. Os pareceristas recebem o artigo, sem o nome do autor, junto a um questionário que direcionará sua análise, no cumprimento do processo de avaliação.

c) Cada um dos pareceristas pode rejeitar ou aceitar para publicação; no segundo caso, com ou sem alterações (muitas vezes as alterações se constituem em sugestões de aprimoramento do artigo);

d) Os pareceres são enviados ao autor e o nome dos pareceristas fica em sigilo. Quando forem solicitadas alterações no manuscrito, o autor deve proceder às mesmas e enviar a nova versão ao editor chefe;

e) No caso do autor não aceitar as justificativas da recusa do artigo ou as alterações exigidas, o mesmo deve enviar uma resposta justificada;

f) O editor chefe encaminhará ao parecerista, que verificará se as exigências foram atendidas. Caso não tenham sido, o parecerista avaliará a justificativa do autor para avaliação final.

 

Política de privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

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