ESCALAS PREDITIVAS UTILIZADAS POR ENFERMEIROS NA PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO

  • Larissa Paulino Salgado
  • Ana Paula Munhen de Pontes
  • Marcio Martins da Costa
  • Elisangela do Nascimento Fernandes Gomes

Resumo

Uma das mais importantes responsabilidades do enfermeiro é a manutenção da integridade da pele, assim, a prevenção e o tratamento das lesões por pressão (LP) são prioridades da enfermagem, como também a aplicabilidade adequada de ferramentas para tais ações. Objetivo: Foi definido como objetivo para este estudo caracterizar a partir da revisão de literatura as ferramentas de apoio utilizadas por enfermeiros para a prevenção de lesão por pressão. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica, sistematizada, pautada na abordagem qualitativa do tipo descritivo exploratório. Resultado: Dentre as escalas descritas nos artigos analisados, o maior número aponta a Escala de Braden como a ferramenta mais utilizada pelo profissional de Enfermagem atualmente na prevenção de lesões por pressão. A escala de Braden, muito citada durante a pesquisa, de fato, atende o paciente não só durante a avaliação, mas também, na prevenção da lesão por pressão, mas é importante lembrar da validação e eficiência das outras escalas analisadas como: Escala de Waterlow, Escala de Norton, Escala de Sunderland e Escala Revista de Cubbin & Jackson. Conclusão: Cabe ao profissional de enfermagem e sua equipe a prevenção e avaliação das lesões por pressão, e as ferramentas para tal avaliação devem ser aplicadas corretamente, para atender o paciente em suas necessidades, sendo possível, assim, identificar as falhas em cada paciente, melhorando a assistência de enfermagem nesse contexto.

Biografia do Autor

Larissa Paulino Salgado

Enfermeira, Graduada em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem do Centro de Ensino Superior de Valença, Valença, RJ, Brasil

Ana Paula Munhen de Pontes

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pelo PPGENF/UERJ. Professora Adjunta do Centro de Ensino Superior de Valença/ RJ- CESVA/FAA. Coordenadora Geral de Pesquisa do CESVA/FAA. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Processos Sociocognitivos e Psicossociais do Cuidado de Saúde e Enfermagem de Grupos Populacionais.

Marcio Martins da Costa

Enfermeiro. Doutor em História das Ciências e Epistemologia do Programa de Pós-graduação do HCTE/UFRJ. Professor Adjunto do Centro de Ensino Superior de Valença/ RJ- CESVA/FAA. Diretor da Faculdade de Enfermagem de Valença/RJ. Coordenador Geral de Pós-graduação CESVA/FAA. Coordenador Geral do Núcleo de Ensino á Distância do CESVA/FAA

Elisangela do Nascimento Fernandes Gomes

Enfermeira. Mestrado Profissional em Ciências Ambientais pela Universidade Severino Sombra. Professora do CESVA FAA.

Publicado
2018-06-20
Como Citar
SALGADO, Larissa Paulino et al. ESCALAS PREDITIVAS UTILIZADAS POR ENFERMEIROS NA PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO. Saber Digital, [S.l.], v. 11, n. 1, p. 18-35, jun. 2018. ISSN 1982-8373. Disponível em: <http://revistas.faa.edu.br/index.php/SaberDigital/article/view/468>. Acesso em: 15 nov. 2018.
Seção
Enfermagem