INFLUÊNCIA DO VOLUME TOTAL DE LEITE PRODUZIDO NA EFICIÊNCIA PRODUTIVA E REPRODUTIVA EM GRANDES E PEQUENAS PROPRIEDADES DO MUNICIPIO DE VALENÇA-RJ

Autores

  • André Junior Ramos Miranda
  • Mariana Guimarães Graciosa

Palavras-chave:

Eficiência reprodutiva, produtividade, bovinos

Resumo

A bovinocultura leiteira constitui uma atividade tradicional da pecuária desde o processo de colonização do Brasil, tendo ainda atualmente reconhecimento tanto sob a ótica social quanto econômica. Está presente em todo o território nacional, desempenhando um papel relevante no suprimento de alimentos, na geração de empregos e de renda para a população. Objetivo: O presente trabalho teve como objetivo relacionar a eficiência produtiva e reprodutiva com o volume total de leite produzido nas propriedades do município de Valença-RJ. Materiais e Métodos: O trabalho foi conduzido na bacia leiteira de Valença, onde 18 propriedades leiteiras foram analisadas no período de agosto de 2016 a junho de 2017. Os rebanhos estudados foram na sua maioria compostos por animais especializados na produção leiteira, com predominância da raça girolando e seus cruzamentos. Os critérios para inclusão de rebanhos no presente estudo, além do interesse de participação do produtor, foram rebanhos com maior número de anotações zootécnicas para tornar possível análise. Resultados e Conclusão: As propriedades com produção de leite total diária maiores apresentaram maior área e quantidade de mão de obra, entretanto tiveram maior eficiência reprodutiva apresentando menor intervalo de parto, maior porcentagem de vaca em lactação e produção média por vaca em lactação o que acaba aumentando a capacidade de geração de receita. As propriedades com maior intervalo de parto tiveram ao contrário do que era esperado, menor média de produção por vaca em lactação. A ineficiência na gestão dos recursos pode ter influencia negativamente na reprodução dos animais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Junior Ramos Miranda

Discente da Faculdade de Medicina Veterinária de Valença, Centro de Ensino Superior de Valença, Fundação Educacional Dom André Arcoverde.

Mariana Guimarães Graciosa

Docente da Faculdade de Medicina Veterinária de Valença, Centro de Ensino Superior de Valença, Fundação Educacional Dom André Arcoverde.

Downloads

Publicado

2018-06-20

Como Citar

Miranda, A. J. R., & Graciosa, M. G. (2018). INFLUÊNCIA DO VOLUME TOTAL DE LEITE PRODUZIDO NA EFICIÊNCIA PRODUTIVA E REPRODUTIVA EM GRANDES E PEQUENAS PROPRIEDADES DO MUNICIPIO DE VALENÇA-RJ. Revista Saber Digital, 11(1), 85–94. Recuperado de https://revistas.faa.edu.br/SaberDigital/article/view/482

Edição

Seção

Medicina Veterinária