PERFIL NUTRICIONAL DE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA ESTADUAL MUNICIPALIZADA DE PATY DO ALFERES: UM ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO
Palavras-chave:
Distúrbio nutricional, perfil epidemiológico, adolescenteResumo
No Brasil o que se predominava há alguns anos era a desnutrição, já nos dias atuais o que vem crescendo de uma forma acelerada, é o sobrepeso e a obesidade. No município de Paty do Alferes, há adolescentes apresentando fatores de risco que podem desencadear estes distúrbios, este fato nos despertou para o desenvolvimento deste estudo. Objetivos: Conhecer o perfil nutricional de estudantes adolescentes no município de Paty do Alferes. Materiais e Métodos: Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória de abordagem quantitativa. Os dados foram obtidos através da mensuração de medidas antropométricas e preenchimento de formulário. Sendo analisados mediante o cálculo da freqüência da classificação nutricional: magreza acentuada, magreza, eutrofia, sobrepeso, obesidade e obesidade grave, sendo os resultados apresentados em gráficos e tabelas. Resultado: Participaram do estudo 82 adolescentes, sendo 91,5% na faixa etária de 10 a 15 anos e 54,9% do sexo feminino. Foi observado que 56% dos participantes da pesquisa encontram-se eutróficos, 25% sobrepeso e 15% obesos. Em relação ao padrão alimentar 61% relataram fazer mais de 04 refeições por dia, apresentando elevado consumo de frutas (92% dos entrevistados) e doces (96% dos entrevistados). Quanto a prática da atividade física 63% relataram a prática 01 vez por semana. Conclusão: Conclui-se que embora a maioria dos participantes encontram-se eutróficos, há uma preocupação em relação ao alto consumo de doces, prática insuficiente de atividade física, e ingesta inadequada de legumes, pois sabe-se, que estes maus hábitos são fatores de risco para o desenvolvimento de sobrepeso e obesidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam na Revista Saber Digital concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Saber Digital.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Saber Digital.
Este obra está licenciado com uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/