GRAVIDEZ NO PUERPÉRIO: CONHECIMENTO DE MULHERES QUANTO AO USO DE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS

  • Isabel Cristina da Silva
  • Michele Esteves da Silva
  • Cíntia Valéria Galdino

Resumo

Introdução: O período puerperal é considerado propício para a utilização de métodos anticoncepcionais, diante da proximidade do evento obstétrico, no qual a mulher se encontra sensibilizada e mais receptiva a discutir seu futuro reprodutivo. Torna-se necessário um atendimento qualificado embasado cientificamente para ajudar a mulher a recuperar-se da melhor forma possível. Objetivos: Avaliar o conhecimento de gestantes e puérperas sobre os métodos contraceptivos no puerpério. Materiais e Métodos: Trata – se de um estudo de caráter exploratório, descritivo de abordagem qualitativa, realizado no ambulatório de um Hospital de Ensino da Região Sul Fluminense. Foi realizada uma entrevista semiestruturada, com as gestantes e puérperas que estavam realizando consulta de pré-natal e a primeira consulta puerperal, sendo a análise realizada por categorização. Resultado: Foram entrevistadas 17 mulheres. A média de idade foi de 28 anos, entre as entrevistadas, três eram puérperas (17,6%) e quatorze se encontravam no período gestacional (82,3%). Foram elaboradas duas categorias de análise. A primeira “O conhecimento das mulheres sobre métodos contraceptivos” e a segunda “O esclarecimento das mulheres em relação a contracepção no puerpério”. Conclusão: Após a realização do estudo, percebeu-se que de conhecimento das mulheres sobre contracepção e puerpério é baixo. Tal fato é preocupante, pois o desconhecimento pode trazer sérias consequências tanto para as mulheres quanto para os bebês. Constatou-se ainda que mesmo sem o desejo e planejamento da gravidez a maioria das mulheres não utiliza ou não sabe qual método contraceptivo poderia usar.

Biografia do Autor

Isabel Cristina da Silva

Enfermeira, Graduada em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem do Centro de Ensino Superior de Valença, Valença, RJ, Brasil

Michele Esteves da Silva

Enfermeira, Graduada em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem do Centro de Ensino Superior de Valença, Valença, RJ, Brasil

Cíntia Valéria Galdino

Enfermeira. Mestrado Profissional em Epidemiologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ. Professora do CESVA FAA.

Publicado
2018-12-28
Como Citar
DA SILVA, Isabel Cristina; DA SILVA, Michele Esteves; GALDINO, Cíntia Valéria. GRAVIDEZ NO PUERPÉRIO: CONHECIMENTO DE MULHERES QUANTO AO USO DE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS. Saber Digital, [S.l.], v. 11, n. 2, p. 35 - 41, dez. 2018. ISSN 1982-8373. Disponível em: <http://revistas.faa.edu.br/index.php/SaberDigital/article/view/620>. Acesso em: 22 maio 2019.
Seção
Enfermagem