AFECÇÕES DERMATOLÓGICAS MAIS PREVALENTES NAS INTERNAÇÕES HOSPITALARES PEDIÁTRICAS DO HOSPITAL ESCOLA LUIZ GIOSEFFI JANNUZZI

  • Daniela de Souza Andrade
  • Letícia Távora Martins
  • Mariana Vilela Salgado
  • Mayra Valdier Batista
  • Verônica Aguiar Gomes Lopes
  • Carolina Lopes de Lima Reigada

Resumo

Introdução: As doenças dermatológicas continuam figurando entre as três principais causas de procura aos serviços de saúde. Objetivo: Conhecer o perfil de afecções dermatológicas responsáveis por internações de pacientes na faixa etária pediátrica no Hospital Escola Luiz Gioseffi Januzzi (HELGJ). Material e Métodos: Revisão de prontuário de pacientes internados na enfermaria pediátrica do HELGJ, da cidade de Valença-RJ, no período entre julho/2016 a julho/2017, selecionando aqueles cujo motivo de internação foi uma afecção dermatológica. Resultados: Identificadas 39 internações no período, a maioria de lactentes (43,59%). As principais causas de internações foram infecções de pele, como impetigo, celulite e abscesso. Conclusão: Apontada a importância na qualificação do atendimento e melhoria do acesso à atenção primária à saúde, uma vez que essas afecções, quando diagnosticadas e tratadas precocemente, raramente constituem-se em motivo de internação. Além disso, seu reconhecimento e tratamento precoces diminui a chance de contágio interpessoal, prevenindo surtos em escolas e creches, diminuindo a morbidade dessas afecções e os custos para o sistema de saúde.

Biografia do Autor

Daniela de Souza Andrade

Discente da Faculdade de Medicina de Valença-RJ

Letícia Távora Martins

Discente da Faculdade de Medicina de Valença-RJ

Mariana Vilela Salgado

Discente da Faculdade de Medicina de Valença-RJ

Mayra Valdier Batista

Discente da Faculdade de Medicina de Valença-RJ

Verônica Aguiar Gomes Lopes

Discente da Faculdade de Medicina de Valença-RJ

Carolina Lopes de Lima Reigada

Professora de Saúde da Família e Comunidade da Faculdade de Medicina de Valença

Publicado
2018-12-28
Como Citar
ANDRADE, Daniela de Souza et al. AFECÇÕES DERMATOLÓGICAS MAIS PREVALENTES NAS INTERNAÇÕES HOSPITALARES PEDIÁTRICAS DO HOSPITAL ESCOLA LUIZ GIOSEFFI JANNUZZI. Saber Digital, [S.l.], v. 11, n. 2, p. 60 - 70, dez. 2018. ISSN 1982-8373. Disponível em: <http://revistas.faa.edu.br/index.php/SaberDigital/article/view/623>. Acesso em: 21 jul. 2019.
Seção
Medicina