ASSOCIAÇÃO ENTRE LEUCEMIA E SÍNDROME DE DOWN: REVISÃO SISTEMÁTICA

  • Yuri Carvalho Lyra
  • Juliana Brovini Leite

Resumo

Leucemia é um tipo de câncer que atinge os glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo. Síndrome de Down é uma alteração cromossômica, com um cromossomo extra 21. Os estudos tiveram como objetivo analisar a associação entre leucemia e síndrome de Down, e as possíveis causas que levam crianças com síndrome de Down a desenvolverem leucemia em proporções maiores que crianças sem essa alteração cromossômica. Foi realizado uma revisão sistemática tendo como referência a base de dados Web of Science, onde foram encontrados 10 artigos de revisão bibliográfica realizados com humanos, com idade entre 0 e 18 anos e publicados entre os anos de 2000 e 2015. Foram inseridos neste trabalho os estudos de maior relevância no tema abordado de acordo com os critérios de inclusão e exclusão aplicados. Foi observado que crianças com síndrome de Down têm maior probabilidade de diagnóstico de leucemias agudas em relação às crianças sem síndrome de Down, e que as mutações gênicas estão altamente relacionadas com o desenvolvimento de leucemias nessas crianças. Verificou-se que a trissomia 21 está associada de alguma forma com o alto risco de crianças com síndrome de Down desenvolverem leucemias e que as mutações gênicas estão altamente envolvidas no desenvolvimento das leucemias agudas.

Biografia do Autor

Yuri Carvalho Lyra

Biomédico graduado pela Universidade Federal Fluminense, Mestre em Ciências Biomédicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

Juliana Brovini Leite

Farmacêutica-bioquímica. Doutora em Saúde.

Publicado
2020-01-22
Como Citar
LYRA, Yuri Carvalho; LEITE, Juliana Brovini. ASSOCIAÇÃO ENTRE LEUCEMIA E SÍNDROME DE DOWN: REVISÃO SISTEMÁTICA. Saber Digital, [S.l.], v. 12, n. 2, p. 78-91, jan. 2020. ISSN 1982-8373. Disponível em: <http://revistas.faa.edu.br/index.php/SaberDigital/article/view/795>. Acesso em: 01 out. 2020.
Seção
Medicina