Tratando temas jurídicos na graduação em engenharia através da aprendizagem baseada em problemas e inteligência artificial: relato de experiência

Autores

  • Stela Tannure Leal de Vasconcelos Universidade Federal Fluminense - UFF

DOI:

https://doi.org/10.24859/RID.2025v23n1.1719

Palavras-chave:

aprendizagem baseada em problemas, ensino do Direito, ensino de Engenharia, inteligência artificial na educação, interdisciplinaridade

Resumo

Este relato de experiência aborda a integração de temas jurídicos na graduação em Engenharia por meio da metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas, com o objetivo de desenvolver habilidades relacionadas à leitura de documentos jurídicos para engenheiros. Foram utilizados documentos reais adaptados, referente a tipos contratuais rotineiros para engenheiros, e os grupos deveriam se deter na identificação de problemas e omissões. A atividade também contemplou o uso de Inteligência Artificial para a análise dos documentos e viabilizou a reflexão sobre esta aplicação. O desenvolvimento da iniciativa pedagógica permitiu analisar alguns aspectos relacionais e atitudinais discutidos na literatura, e os resultados mostram que a metodologia facilita a compreensão dos conteúdos jurídicos e sua aplicação pelos discentes, com incremento em seu engajamento na disciplina, reconhecendo a relevância do conhecimento jurídico em suas futuras carreiras, e, paralelamente, como ferramentas de IA devem ser adotadas criticamente.

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Publicado

2025-01-27

Como Citar

Tannure Leal de Vasconcelos, S. . (2025). Tratando temas jurídicos na graduação em engenharia através da aprendizagem baseada em problemas e inteligência artificial: relato de experiência. Revista Interdisciplinar Do Direito - Faculdade De Direito De Valença, 23(1), e20252307. https://doi.org/10.24859/RID.2025v23n1.1719

Edição

Seção

Artigos