O sub-registro de nascimento no Brasil: crise de cidadania e direitos

Autores

  • Bruno Mangini de Paula Machado
  • Lohanna Coser Bitti

DOI:

https://doi.org/10.24859/RID.2022v20n2.1386

Palavras-chave:

Sub-registro de nascimento, Crise de cidadania e direitos, Democracia zumbi, Cartório de registro civil de pessoas naturais, Serventias extrajudiciais

Resumo

O primeiro ato cívico na vida de um ser humano é o seu registro de nascimento perante o Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais, que exerce sua delegação após aprovação em concurso público de provas e títulos. É por meio deste obrigatório ato que a sociedade e o Estado passam a ter conhecimento da existência de uma pessoa, e, dessa maneira, é a partir desse momento que é possível pleitear direitos inerentes à cidadania, prestações básicas e serviços sociais elementares fornecidos pelo Estado. No entanto, nada obstante a meta do governo brasileiro para sua erradicação, o registro tardio e o sub-registro são ainda uma realidade no Brasil, sobretudo nas camadas da população mais pobres e também em localidades rurais, havendo brasileiros que sequer são conhecidos do Estado, impedidos, assim, de exercer quaisquer dos seus direitos básicos enquanto cidadãos, inclusive e especialmente o direito ao voto e de ser votado, não participando nem direta e nem indiretamente da democracia, que por tal motivo encontra-se abalada, traduzindo-se naquilo que se denomina de “democracia zumbi”.    

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Mangini de Paula Machado

Doutorando pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), Mestre em Direito Civil pela Universidade de São Paulo (USP), Especialista em Direito Civil e Processual Civil, Registrador de Imóveis e Tabelião em Niterói/RJ.

Lohanna Coser Bitti

Doutoranda pela Universidade John Kennedy (UK), Mestre pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), Especialista em Direito Civil e Direito Notarial e Registral, Registradora Civil e Tabeliã no Estado do Pará.

Downloads

Publicado

2022-12-06

Como Citar

Mangini de Paula Machado, B., & Coser Bitti, L. . (2022). O sub-registro de nascimento no Brasil: crise de cidadania e direitos. Revista Interdisciplinar Do Direito - Faculdade De Direito De Valença, 20(2), e20222003. https://doi.org/10.24859/RID.2022v20n2.1386

Edição

Seção

Artigos