Sobre la revista
Foco e Escopo
A produção científica que conforma esta obra coletiva tem como autores renomados juristas nacionais, bem como integrantes dos corpos docente e discente de nossos cursos. A edição do presente número expressa a preocupação do Curso de Direito do Centro Universitário de Valença no sentido de oferecer um espaço para a discussão e o diálogo interdisciplinares, fato que permite ao leitor o contato com diferentes saberes e diferentes posições doutrinárias.
Título: Revista Interdisciplinar de Direito
Título anterior: Revista da Faculdade de Direito de Valença
ISSN versão impressa: 1518-8167
ISSN versão eletrônica: 2447-4290
Linha editorial: A Revista Interdisciplinar de Direito é generalista. Publica artigos sobre a dogmática das diversas áreas do direito nacional e internacional, além de trabalhos de pesquisa que possuam a dignidade da pessoa humana e os direitos fundamentais como temas centrais de desenvolvimento.
Tipos de trabalhos publicados: Artigos científicos, ensaios e jurisprudências nacionais e internacionais
Periodicidade: Semestral
Instituição: Centro Universitário de Valença
Endereço: Rua Sargento Vitor, 161 – Fátima
Cidade: Valença
Estado: Rio de Janeiro
Website: http://revistas.faa.edu.br/index.php/FDV
Ano de criação: 1998 (impressa) 2009 (on line)
Classificação: Qualis B1 (Interdisciplinar) | Qualis B1 (Ciência Política e Relações
Internacionais) | Qualis B1 (Direito)
Instituição financiadora: Não recebe financiamento
Bases de dados nacionais: Diadorim, Sumários, Livre.
Bases de dados internacionais: Latindex, DOAJ, EZ3, Sherpa Romeo, DRJI, Research Bib, CiteFactor, Base, MIAR.
Editor Chefe: Rogério Tabet de Almeida
E-mail principal: revista.direito@faa.edu.br
E-mail alternativo: reitoria@faa.edu.br
Telefone: 24-2453-1888
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam na Revista Interdisciplinar de Direito concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Interdisciplinar de Direito.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Interdisciplinar de Direito.
A Revista Interdisciplinar de Direito utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A revista não cobra encargos para a submissão, nem para o processamento e publicação dos artigos (APCs).
Processo de Avaliação pelos Pares
Os textos recebidos são encaminhados, em caráter duplo-cego por pares, a dois pareceristas do Conselho Editorial e a pareceristas ad hoc, especialistas na área ou tema dos estudos, de modo a manter e a garantir a isenção de julgamento, este sempre pautado no mérito acadêmico. Em caso de divergência na avaliação, o texto é encaminhado a um terceiro avaliador, responsável pelo resultado final. Na avaliação de artigos e resenhas, são considerados os seguintes quesitos: adequação ao tema da revista; originalidade da reflexão; relevância para a área de estudo; atualização bibliográfica; objetividade e clareza de expressão e utilização de linguagem técnico-científica.
Arquivamento
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS (Lots Of Copies Keep Stuff Safe) para criar um sistema de arquivo distribuído entre as Bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permamentes da revista para a preservação e restauração.