Argumentos principiológicos da inexigibilidade de licitação para contratação de advogados pela Administração Pública

Autores

  • Rogerio Borba da Silva Unifacvest

DOI:

https://doi.org/10.24859/RID.2022v20n1.1324

Palavras-chave:

Licitação, Advocacia, Inexigibilidade de Licitação, Principiologia, Administração Pública

Resumo

A atividade da advocacia não pode ser mensurada através das ferramentas previstas na Lei de Licitações. Mesmo consistindo em um princípio de direito, o processo licitatório deve ser afastado toda vez que o ente público necessitar contratar um serviço advocatício. Neste sentido, o trabalho discute os argumentos principiológicos que embasam tal ideia, respaldados em lei, doutrina e jurisprudência, mas ainda não aplicados por alguns atores do meio jurídico. O artigo se insere no ramo das Ciências Jurídicas, nas áreas do Direito Constitucional, Direito Administrativo e Ética Profissional, sendo analisada em uma perspectiva holística. A metodologia adotada foi a bibliográfica e documental. Concluiu-se pela legalidade da inexigibilidade, em qualquer hipótese, dada a singularidade da atividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogerio Borba da Silva , Unifacvest

Advogado. Doutor em Sociologia – IUPERJ. Mestre em Direito – UniFLU, Professor Permanente do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu – Mestrado – em Direito da Unifacvest.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Silva , R. B. da. (2022). Argumentos principiológicos da inexigibilidade de licitação para contratação de advogados pela Administração Pública. Revista Interdisciplinar Do Direito - Faculdade De Direito De Valença, 20(1), 137–146. https://doi.org/10.24859/RID.2022v20n1.1324

Edição

Seção

Artigos