Usurpação das cotas raciais em concursos públicos

Autores

  • Eduarda Shirley Fernandes de Oliveira Vale Pedrosa
  • Jhessica Luara Alves de Lima

DOI:

https://doi.org/10.24859/RID.2022v20n2.1376

Palavras-chave:

Cotas Raciais, Administração Pública Federal, Autodeclaração, Comissão de heteroidentificação, Código penal

Resumo

A Lei n.º 12.990, de 9 de junho de 2014 instaurou no ordenamento jurídico brasileiro a reserva de vagas para os pretos e pardos nos concursos públicos na Administração Pública Federal, o que gerou intensos questionamentos por parte de setores da sociedade. Acontece, que a adoção de reservas de vagas no concurso público da Administração Pública Federal representa instrumento concretizador da igualdade material entre pretos e brancos nos mais diversos espaços do Brasil. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como finalidade analisar a aplicação do Código Penal a conduta prevista na Lei nº 12.990, de 9 de junho de 2014, em que o candidato não obtém a convalidação da sua autodeclaração pelas comissões de heteroidentificação. O estudo foi desenvolvido mediante método dedutivo, por meio da revisão bibliográfica, documental e jurisprudencial. Verificou-se que a conduta de falsa declaração de candidatos no certame público da Administração Pública Federal geram efeitos na área administrativa independente da intenção em seu ato. Conduto, a aplicação da penalidade prevista no Código Penal só ocorrerá caso comprovada a existência de dolo na autodeclaração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduarda Shirley Fernandes de Oliveira Vale Pedrosa

Mestre em Direito pela Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Docente do curso de Direito da Universidade Potiguar (UnP). Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ/UnP).

Jhessica Luara Alves de Lima

Pós-doutoranda em Direito pela UnB. Doutora em Direito pela UnB. Docente Adjunto A do curso de Direito da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Possui atuação no Núcleo de Prática Jurídica e Direitos Humanos (NPJDH/UFRR).

Downloads

Publicado

2022-11-10

Como Citar

Fernandes de Oliveira Vale Pedrosa, E. S., & Alves de Lima, J. L. . (2022). Usurpação das cotas raciais em concursos públicos. Revista Interdisciplinar Do Direito - Faculdade De Direito De Valença, 20(2), e20222004. https://doi.org/10.24859/RID.2022v20n2.1376

Edição

Seção

Artigos