Direitos sociais e desigualdades no Rio de Janeiro contemporâneo

Autores/as

  • Vanderlei Martins

Palabras clave:

Cidade, políticas públicas, sociedade, cultura, Rio de Janeiro

Resumen

O artigo discute a cidade contemporânea, caso específico, o Rio de Janeiro como foco central. O eixo temático aqui privilegiado entende a cidade como centro de convivência sócio institucional que aglutina interesses políticos, econômicos e culturais específicos, mas nem sempre tratados com o devido equilíbrio, principalmente equilíbrio político. Nesse sentido, a coisa pública, síntese dessa convivência institucionalizada no espaço urbano da cidade, é tratada pelas autoridades responsáveis de uma forma que não atende devidamente os interesses da população em sua totalidade, no caso específico e principalmente, as camadas sociais mais desfavorecidas. Objetivamente, o trabalho se volta para analisar a questão da justiça social no Rio de Janeiro, tentando demonstrar que o colapso é decorrência direta da ausência de uma política pública eficiente associada ao descaso e ao descompromisso social e cultural com as camadas pobres da população urbana.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vanderlei Martins

Professor Adjunto da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGD-UERJ), em Regime de Dedicação Exclusiva. Atua na área de Ciências Sociais Aplicadas.

Publicado

2018-06-20

Cómo citar

Martins, V. (2018). Direitos sociais e desigualdades no Rio de Janeiro contemporâneo. Revista Interdisciplinar Do Direito - Faculdade De Direito De Valença, 16(1), 363–372. Recuperado a partir de https://revistas.faa.edu.br/FDV/article/view/499