O Neoconstitucionalismo na era do Geodireito

Autores/as

  • Guilherme Sandoval Góes

Palabras clave:

Neoconstitucionalismo, constitucionalismo estratégico, constituição estratégica, geodireito

Resumen

O presente artigo tem a pretensão de examinar a conexão epistemológica multidisciplinar que une o Direito e a Geopolítica, disciplinas que se imbricam de tal maneira que acabam desaguando na garantia de direitos fundamentais do cidadão comum. Isto significa dizer que a busca pelo desenvolvimento nacional deve ser feita sem se afastar dos pilares de sustentabilidade de um verdadeiro Estado Democrático de Direito. É nesse diapasão, portanto, que este artigo aspira contribuir para a abertura de novos espaços de reflexão científica dentro da teoria constitucional, fazendo-a alçar voo mais elevado em direção a um constitucionalismo dito estratégico, que se junta ao constitucionalismo principialista pós-positivista.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Guilherme Sandoval Góes

Pesquisador do Programa Produtividade da UNESA. Pós-Doutorando em Geopolítica, Cultura e Direito pela UNIFA. Doutor e Mestre em Direito pela UERJ. Professor Emérito da ECEME. Membro do PPGCA da UNIFA e PPGSID da ESG. Professor de Direito Constitucional da EMERJ, UNESA e UCAM. Diplomado pelo Naval War College dos Estados Unidos da América (Newport, Rhode Island). Chefe da Divisão de Geopolítica e Relações Internacionais da ESG. Agradeço o apoio do Programa Pesquisa Produtividade da UNESA.

Publicado

2020-04-13

Cómo citar

Góes, G. S. (2020). O Neoconstitucionalismo na era do Geodireito. Revista Interdisciplinar Do Direito - Faculdade De Direito De Valença, 17(2), 107–130. Recuperado a partir de https://revistas.faa.edu.br/FDV/article/view/820