Experiência de alunos e profissionais no programa de educação pelo trabalho para a saúde no acolhimento aos portadores de Doenças Crônicas não transmissíveis

Autores

  • Helito de Abreu Silva Centro Universitário de Valença (UNIFAA)
  • Mayara Aparecida Braga da Silva Centro Universitário de Valença (UNIFAA)
  • Joice Lopes Werneck Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) - Valença (RJ)
  • Antônio Paulo André de Castro Centro Universitário de Valença (UNIFAA)
  • Ana Beatriz dos Reis Rodrigues Centro Universitário de Valença (UNIFAA)

DOI:

https://doi.org/10.24859/SaberDigital.2022v15n2.1269

Palavras-chave:

Educação Interprofissional, Saúde da Família, Doenças Não Transmissíveis, Interprofissionalidade

Resumo

Introdução: A Educação Interprofissional se apresenta como um novo conceito em saúde pela adoção de elementos capazes de inverter a lógica da educação verticalizada, promovendo o aprendizado compartilhado e colaborativo, contribuindo para a formação e qualificação dos profissionais de saúde, possuindo uma abordagem mais integrada e multidimensional das doenças crônicas. Objetivos: O estudo teve como objetivos analisar e descrever a contribuição do PET-Saúde/Interprofissionalidade a partir da Educação Interprofissional para a formação de alunos e a visão dos preceptores da área da saúde inseridos nesse programa e criar uma ferramenta interprofissional de acolhimento e estratificação de risco para o atendimento de pacientes diabéticos e/ou hipertensos em uma Estratégia de Saúde da Família. Materiais e métodos: Trata-se de um estudo exploratório e descritivo com abordagem quali- quantitativa realizado durante o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde Interprofissionalidade do município de Valença nos anos de 2020 e 2021. A coleta de dados foi realizada em uma Estratégia de Saúde da Família desse município. Resultados e Discussão: O presente estudo evidenciou a importância do trabalho interprofissional, bem como a integração entre ensino-serviço-comunidade, além de ratificar a importância do PET-Saúde/Interprofissionalidade enquanto estratégia para a formação profissional e aperfeiçoamento do modelo de atendimento ao usuário no SUS. Conclusão: A EIP é um modo de formação em saúde que promove o trabalho em equipe colaborativo e integrado entre profissionais de diferentes áreas de saúde da população, com a finalidade de melhorar as respostas dos serviços a essas necessidades e a qualidade da atenção à saúde.

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Publicado

2022-08-29

Como Citar

Silva, H. de A., Aparecida Braga da Silva, M., Lopes Werneck, J., de Castro, A. P. A., & dos Reis Rodrigues, A. B. (2022). Experiência de alunos e profissionais no programa de educação pelo trabalho para a saúde no acolhimento aos portadores de Doenças Crônicas não transmissíveis. Revista Saber Digital, 15(2), e20221511. https://doi.org/10.24859/SaberDigital.2022v15n2.1269

Edição

Seção

Enfermagem