Principais efeitos adversos das vacinas contra a Covid-19 na população de Valença-RJ
DOI:
https://doi.org/10.24859/SaberDigital.2022v15n2.1326Palavras-chave:
Coronavírus, CoronaVac, Astrazeneca, Vacina, Efeitos-adversosResumo
Introdução: O SARS-COV-2 é um vírus de RNA de fita simples e sua transmissão ocorre principalmente por meio de gotículas respiratórias transportadas pelo ar. O fácil contágio e a possibilidade de transmissão, mesmo por portadores assintomáticos, oportunizaram a disseminação exacerbada do vírus. Diante do elevado índice de óbitos e a inexistência do tratamento medicamentoso idôneo, inicia-se um intenso investimento e desenvolvimento de vacinas eficazes contra a Covid-19 em todo o mundo. Metodologia: Foi realizada uma coleta de dados dos efeitos adversos notificados no centro de imunização pela população de Valença-RJ vacinada, comparando a CoronaVac e a AstraZeneca, equiparando prevalência de efeitos adversos, gravidade dos mesmos e possível correlação com a faixa etária. Resultados: Foram coletadas ao todo 114 notificações, 105 da vacina AstraZeneca e 09 da CoronaVac. Vê-se uma prevalência de efeitos da vacina AstraZeneca na população mais jovem, já as notificações da CoronaVac são mais prevalentes em populações mais idosas. Discussão: A AstraZeneca apresentou um número maior em efeitos adversos em relação à CoronaVac, sendo que, nas duas vacinas esses efeitos relatados são principalmente os muito comuns e comuns, observados em bula. Conclusão: Percebe-se que existe uma subnotificação de efeitos adversos às vacinas, pois, dentro de uma população alvo de 64.589, quase totalmente vacinada, apenas 114 pessoas tiveram relatos de sintomas indesejados. Além disso, dos poucos eventos adversos coletados, a maioria destes foram leves, demonstrando a segurança das vacinas contra a COVID-19.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Saber Digital
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam na Revista Saber Digital concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Saber Digital.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Saber Digital.
Este obra está licenciado com uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/